Bauru

Geral

Workshop detalha mudanças nas normas de segurança do trabalho

Evento gratuito terá especialistas, incluindo profissionais do Ministério do Trabalho, e também pode ser acompanhado de forma online

por Larissa Bastos

26/03/2022 - 05h00

Larissa Bastos

Engenheiros e membros da diretoria da Delegacia de Bauru do Seesp. Da esquerda para a direita: João Carlos Herrera (secretário), Aguinaldo Bizzo (diretor de eventos), Marcos Alves (presidente) e Afonso Fabio (secretário)

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), por meio da Delegacia Sindical em Bauru, promoverá, na próxima terça-feira (29), um workshop gratuito com informações e detalhes sobre as atualizações das normas regulamentadoras (NRs) de segurança do trabalho, que entrarão em vigor a partir de 4 de abril próximo. Em formato híbrido, o evento terá palestras de vários especialistas da área, inclusive profissionais do Ministério do Trabalho (MTb).

A organização do encontro é do Seesp em conjunto com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) e a Associação Nacional da Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest).

O principal público-alvo do workshop são engenheiros, arquitetos e profissionais de segurança do trabalho, mas ele é aberto para a sociedade de modo geral, já que permite que as pessoas tenham mais conhecimento sobre as normas que devem ser seguidas tanto pelo empregador quanto pelo empregado.

"O grupo de normas foi criado na década de 1970 e abrange todas as áreas da engenharia. Em janeiro deste ano, foi anunciada uma série de atualizações dessas regras pelo Ministério do Trabalho, sendo esta a primeira vez em 20 ou 30 anos que foram feitas mudanças tão profundas", explica o presidente da Delegacia de Bauru do Seesp, Marcos Alves.

Diante disso, o sindicato se mobilizou para reunir os principais profissionais da área a fim de detalhar quais são essas mudanças e de que forma os envolvidos podem se adaptar a elas. "Vamos contar com a presença de profissionais do Ministério do Trabalho, que foram responsáveis pelo processo de atualização das normas regulamentadoras, em especial a NR 01 (que estabelece os critérios que devem ser adotados por empregadores e empregados nos quesitos de saúde ocupacional e segurança do trabalho). Também teremos especialistas de vários segmentos produtivos do País, tratando da interface do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), com várias normas regulamentadoras específicas", aponta o diretor de eventos da Delegacia de Bauru do Seesp, Aguinaldo Rizzo, que também será um dos palestrantes.

PALESTRANTES

Os membros do MTb que farão palestras são Romulo Machado e Silva (subsecretário de Inspeção do Trabalho); Luiz Carlos Lumbreras Rocha (auditor fiscal do Trabalho do Rio de Janeiro e coordenador do Grupo de Trabalho que elaborou a NR 01); e Guilherme Besse Garnica (auditor fiscal do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho em Bauru).

"É importante falar sobre a atualização das normas porque isso implica diretamente na responsabilidade civil e criminal dos engenheiros", pontua Afonso Fábio, também engenheiro e secretário do Seesp. "Elas representam as obrigações de quem está responsável pelas vidas dos operários e de terceiros. O principal beneficiado pela existência delas é o ser humano", complementa o engenheiro e secretário do Seesp, João Carlos Herrera.

SERVIÇO

O workshop gratuito será realizado na próxima terça-feira (29), das 8h às 17h30, na Assenag Bauru (rua Dr. Fuas de Mattos Sabino, 1-15, Jardim America). As vagas presenciais já foram preenchidas, mas ainda é possível se inscrever para acompanhar as palestras em transmissão online, por meio do link: http://workshopseesp.4.events. Mais informações pelo (14) 3224-1970.

 

Ler matéria completa

×