Bauru

Geral

Habitação: Promore retoma assistência presencial para famílias de baixa renda

Convênio entre Sindicato dos Engenheiros, Prefeitura e DAE atende interessados com renda familiar de até 5 salários mínimos

por Bruno Freitas

08/05/2022 - 05h00

Bruno Freitas

Membros do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Luiz Antônio Battaglini, Carlos Kirchner, Marcos Wanderley Ferreira e Marcos Alves da Silva

Após um período longo de desaceleração das atividades devido à pandemia, o Programa de Moradia Econômica (Promore) retoma o atendimento presencial dirigido às famílias de baixa renda, que podem realizar o sonho da casa própria. O programa existe há 34 anos e é um convênio entre o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), por meio da delegacia sindical em Bauru, com a prefeitura e o Departamento de Água e Esgoto (DAE). O Promore conta neste ano com 14 profissionais de engenharia e arquitetura para assistência especializada em projetos e construções, além de orientações sobre isenções de taxas e até consultoria relativa à compra de terreno, a fim de garantir sua viabilidade e procedência, conforme a Lei de Zoneamento do Município.

Os engenheiros Luiz Antônio Battaglini, Carlos Kirchner, Marcos Wanderley Ferreira e Marcos Alves da Silva destacam que o Promore tem grande importância para a habitação popular e interesse social. O atendimento é destinado para famílias com renda de até cinco salários mínimos, ou seja, R$ 6.060 (familiar). O programa oferece aos beneficiários projeto personalizado, assistência técnica durante toda a execução da obra, isenções do Imposto Sobre Serviço (ISS), do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) durante a construção.

O Promore engloba projetos de construções de até 70 metros quadrados e reformas de até 30 metros quadrados. É necessário residir em Bauru há mais de um ano. O programa também funciona como uma espécie de "residência" para os engenheiros e arquitetos recém-formados, que obtêm experiência e remuneração.

SERVIÇO

O Promore atende na delegacia sindical dos engenheiros, na rua Constituição, 8-71, Higienópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30. O telefone é o (14) 3221-1970.

Ler matéria completa

×