A Equipe Octopus do Sesi-Senai Bauru vai ao Rio para competição nacional
O campeonato consiste em disputa similar a um jogo de basquete
A Equipe Sesi-Senai de Robótica de Bauru, nomeada Octopus, está no Rio de Janeiro para participar da First Robotic Competition (FRC) Off-season Brasil 2022, que começou nesta sexta (5) e segue até domingo, no Pier-Mauá. Lá, estão 28 equipes vindas dos diversos Estados brasileiros. Além do time bauruense, o Sesi-Senai São Paulo enviou esquadras de Jundiaí e da Capital.
Cada equipe teve que desenvolver seu próprio robô partindo do zero, seguindo as diretrizes do regulamento, como peso (56 quilos), altura (1,67 metro) e perímetro (0,302 metro) máximos.
A competição consiste em uma disputa similar a um jogo de basquete, pois são formadas alianças de três equipes contra outras três. Todos jogam contra todos em uma arena (quadra) e os robôs, comandados pelos respectivos times via joystick, têm a missão de pegar as bolas e jogar na cesta de 3 metros de altura. Os pontos são computados individualmente para cada equipe, gerando um ranking para definir as finalistas e novas alianças.
Assim, aprendem na prática a trabalhar em conjunto e também apresentar o seu melhor, além de adquirir habilidades na elaboração de documentação e marketing.
A equipe Octopus, de Bauru, é composta por 16 alunos, sendo que, para a competição no RJ, foram nove alunos pré-selecionados, além de dois professores mentores do Sesi, Daniel Peral e Daniele Ortiz, e dois docentes do Senai, Marcos Rocha e Luiz Zanini.