Bauru e grande região

Internacional

França, Alemanha e Reino Unido pressionam Irã

por Agência Brasil

15/01/2020 - 06h00

Berlim - As três potências europeias que assinaram em 2015 o acordo sobre o programa nuclear do Irã anunciaram esta terça-feira (14) que vão acionar um mecanismo para a resolução de conflitos previsto no tratado dos países para casos de não cumprimento de obrigações por uma das partes. Este passo poderá desencadear na aplicação de sanções multilaterais que tinham sido levantadas, mas França, Alemanha e Reino Unido esclarecem que não pretendem se associar, com esta medida, à campanha de "pressão máxima" levada a cabo pelos Estados Unidos.

No anúncio , os três países disseram que vão acionar o Mecanismo de Resolução de Disputas, uma ação que equivale a acusar formalmente o Irã de violar os termos do acordo. Esta decisão poderá levar, em última análise, à imposição das várias sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que tinham sido postas com a assinatura do acordo.

Em comunicado, os três países europeus que continuam no acordo esclarecem que o objetivo desta ação é fazer com que o Irã volte a cumprir todos os termos com os quais se comprometeram.

"Não aceitamos o argumento de que o Irã tem o direito a reduzir o cumprimento do acordo", salientam os três países ao notificarem a União Europeia, que supervisiona o entendimento.

Ler matéria completa