Bauru e grande região

 
Internacional

Covid: casos passam de 5 milhões

Estados Unidos têm 1.551.095 casos e 93.061 mortes pelo coronavírus, diz Centro para Controle e Prevenção de Doenças

por Reuters

22/05/2020 - 06h00

Brendan McDermid/Reuters

"Fique em casa, salve vidas", diz a mensagem em muro de escola infantil de Nova York

Washington - Os casos de coronavírus no mundo superaram a marca de 5 milhões na quarta-feira (20), com a América Latina ultrapassando EUA e Europa na última semana ao registrar a maior parcela de novos casos diários globalmente. Isso representa uma nova fase na disseminação do vírus, que atingiu o auge primeiramente na China em fevereiro, antes de surtos em grande escala na Europa e nos Estados Unidos.

A América Latina representou cerca de um terço dos 91 mil casos relatados no início desta semana. Europa e EUA foram responsáveis por pouco mais de 20% cada.

Grande parte desses novos casos veio do Brasil, que recentemente superou Alemanha, França e Reino Unido, tornando-se o terceiro país com maior número de casos no mundo, atrás dos EUA e da Rússia. Os casos no Brasil estão aumentando a um ritmo diário que o coloca em segundo lugar em termos de velocidade da pandemia, perdendo apenas para os EUA.

Os primeiros 41 casos de coronavírus no mundo foram confirmados em Wuhan, na China, em 10 de janeiro, e demorou até 1 de abril para atingir o primeiro milhão de casos. Desde então, cerca de 1 milhão de novos casos são relatados a cada duas semanas, de acordo com contagem da Reuters.

Com mais de 5 milhões de casos, o vírus infectou mais pessoas em menos de seis meses do que o total anual de casos graves de gripe, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em torno de 3 milhões a 5 milhões em todo o mundo.

EUA

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) informou nesta quinta (21) que o país possui 1.551.095 casos do novo coronavírus, um aumento de 22.860 em relação à contagem anterior, enquanto o número de mortes teve alta de 1.397, para 93.061.

As informações divulgadas pelo CDC quanto à contagem de casos da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, têm como base dados levantados até o fim da tarde do dia anterior. Os números do Centro de Prevenção não refletem necessariamente casos reportados individualmente por Estados.

Ler matéria completa