Bauru

Internacional

Taleban agradece pela ajuda da ONU

Grupo pede que EUA mostrem ter 'grande coração' com Afeganistão

por FolhaPress

15/09/2021 - 05h00

Cabul - Em meio a renovadas denúncias de massacre de civis, o Taleban usou palavras suaves para agradecer ajuda internacional e pediu que os Estados Unidos demonstrem ter "um grande coração" em relação ao Afeganistão.

A fala foi do chanceler interino do país, Amir Khan Muttaqi. Ele comentava o anúncio feito ela ONU (Organização das Nações Unidas) de que já havia US$ 1,2 bilhão em doações de Estados-membros para ajudar a mitigar a crise afegã.

O grupo fundamentalista islâmico retomou o poder em 15 de agosto, 20 anos depois de ser expulso a bombas pelos americanos, que puniram o Taleban por proteger os terroristas que executaram o 11 de Setembro.Os americanos lideraram a ocupação militar do pós 11 de Setembro, encerrada de vez no dia 30 de agosto.

CORAÇÃO

"O Emirado Islâmico fará o seu melhor para entregar essa ajuda para as pessoas necessitadas de uma forma completamente transparente. Os EUA são um grande país, eles têm de ter um grande coração", disse.

Para Muttaqi, os países precisam evitar o que chamou de politização do assistencialismo. Cerca de um terço da população afegã de 37 milhões de pessoas depende diretamente de doações internacionais para comer.

Ler matéria completa

×