Bauru

Internacional

México vai voltar a exigir visto de brasileiros

A partir de 11 de dezembro, o visto de ingresso será exigido junto do passaporte

por FolhaPress

27/11/2021 - 05h00

São Paulo - O governo do México publicou em seu diário oficial nesta sexta-feira (26) a determinação da volta da exigência de visto para brasileiros. A medida passa a valer daqui a 15 dias, conforme a publicação, em 11 de dezembro. Até lá, para entrar no país a turismo ou negócios, brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte.

A medida foi tomada diante do aumento do número de brasileiros tentando entrar de modo ilegal nos Estados Unidos a partir da fronteira com o México. Depois de um fluxo de migrantes reduzido em 2020, quando muitos países impuseram restrições a viagens para frear a disseminação do coronavírus, a quantidade de brasileiros tentando entrar de forma ilegal nos EUA explodiu neste ano.

De acordo com dados do Serviço de Alfândega e Proteção das Fronteiras americano (CBP, na sigla em inglês), foram mais de 47 mil apreensões entre outubro de 2020 e setembro de 2021. Segundo a Polícia Federal, só em agosto 9.000 pessoas foram presas na travessia do México para os EUA. Os brasileiros costumam voar até o México para, dali, tentar cruzar a fronteira terrestre com os EUA.

No documento publicado nesta sexta, o governo mexicano justifica "que se identificou um incremento substancial de brasileiros que ingressam" no país "com uma finalidade distinta da permitida". O documento ainda afirma que a Secretaria de Relações Exteriores do país já havia comunicado o governo Jair Bolsonaro de que essa decisão seria tomada.

A modalidade do documento que será exigido será a de visto eletrônico para brasileiros que cheguem ao país em transporte aéreo. Para ingresso por terra ou mar, o visto precisará ser tramitado em um consulado do México.

Ler matéria completa

×