Bauru

Internacional

Ucrânia registra ataque de hackers ao governo

EUA acusam Rússia de preparar sabotagem para justificar invasão

por FolhaPress

15/01/2022 - 05h00

excluir esta foto

EXCLUIR ESTA FOTO PARA DAR ESPAÇO PARA AS MATÉRIAS DEBAIXO

Washington - A Rússia tem preparado operações de sabotagem e de desinformação para justificar uma invasão à Ucrânia em breve, afirmaram autoridades dos Estados Unidos nesta sexta-feira (14) em meio à escalada de tensões entre Moscou, Kiev e Washington.

A afirmação foi feita depois que diversos sites do governo ucraniano foram alvos de um ataque hacker nesta sexta, que tirou do ar as páginas dos ministérios das Relações Exteriores, da Educação e o das Situações de Emergência, entre outros.

Antes que a página da chancelaria saísse do ar, os autores do ataque postaram uma ameaça em ucraniano, russo e polonês. "Ucranianos, tenham medo e se preparem para o pior. Todos os seus dados pessoais foram tornados públicos", afirmava a mensagem, acompanhada de vários logotipos, incluindo uma bandeira ucraniana riscada. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, e Kiev não acusou ninguém.

MUITOS ATAQUES

Nos últimos anos, a Ucrânia foi alvo de uma série de ataques do tipo atribuídos à Rússia, como um lançado em 2017 contra várias infraestruturas críticas, e outro em 2015, contra sua rede elétrica.

O ataque cibernético aconteceu pouco depois que terminaram em impasse as negociações entre Estados Unidos, seus aliados europeus e a Rússia, em mais uma tentativa fracassada de diminuir a crise gerada após o envio dos militares à fronteira.

A ideia dos russos, segundo o governo americano, é lançar essa ofensiva de sabotagem semanas antes de uma invasão de fato, o que poderia acontecer até meados de fevereiro.

A inteligência militar da Ucrânia também acusou Moscou de preparar provocações contra tropas russas que estão posicionadas em uma região separatista da vizinha Moldávia, o que poderia ser usado como pretexto para invadir o país em uma nova frente a oeste.

Ler matéria completa

×