Bauru

Internacional

Charles substitui a mãe pela primeira vez na história

Com problemas de saúde, rainha Elizabeth, de 96 anos, não vai a Parlamento

11/05/2022 - 05h00

Ben Stansall/Reuters

Príncipe Charles é seguido de perto pela esposa Camilla

Londres - A rainha Elizabeth II, a chefe de Estado do Reino Unido, perdeu a cerimônia de Abertura do Parlamento britânico pela primeira vez em quase 60 anos nesta terça-feira, passando o dever ao seu herdeiro, o príncipe Charles, em um sinal claro da iminente transição de poder.

A monarca de 96 anos geralmente preside o evento repleto de pompa e rituais e lê o programa legislativo de seu governo de um trono dourado na Câmara dos Lordes.

o Palácio de Buckingham disse na segunda-feira que ela perderia o rito anual por aconselhamento médico, tomando a decisão "com relutância", por continuar a enfrentar "problemas de mobilidade".

A ausência na Abertura do Parlamento se soma a uma série de outras aparições públicas canceladas em função de problemas de saúde e idade avançada, indicando que o seu reinado de 70 anos, um recorde na monarquia britânica, está chegando ao fim.

Charles foi acompanhado no compromisso de Estado de alto nível por seu filho mais velho, o príncipe William, que é o segundo na linha de sucessão ao trono.

Ler matéria completa

×