Bauru

Internacional

Usina da Ucrânia está fora de controle

Quem atesta é a Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas

por FolhaPress

05/08/2022 - 05h00

Nova York  - O diretor-geral da Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica), Rafael Grossi, alertou que a maior usina nuclear da Ucrânia está completamente fora de controle e demanda um plano urgente para evitar que um novo acidente aconteça.

Em entrevista à agência Associated Press na última terça-feira (2), ele disse que a situação no complexo de Zaporíjia está ficando mais perigosa a cada dia, com diversas violações acontecendo. "Todos os princípios de segurança nuclear foram violados", disse. "O que está em jogo é extremamente sério e extremamente grave e perigoso."

A usina de Zaporíjia, que fica no sudeste da Ucrânia, foi palco de um dos maiores incidentes no início da guerra, quando um ataque deu origem a um incêndio na unidade. Desde então, o local está ocupado por tropas russas. Na terça, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, acusou Moscou de transformá-la em uma base militar.

APELO

Segundo Grossi, a integridade física da usina não está sendo respeitada.

Grossi fez um apelo urgente à Rússia e à Ucrânia para permitir que especialistas da Aiea —agência que é vinculada à ONU— visitem rapidamente a usina para estabilizar a situação e evitar um acidente nuclear.

Ler matéria completa

×