Bauru e grande região

Nacional

PMs em atividade delegada ficarão o dia inteiro na Praça Rui Barbosa

Fiscalização das 9h até as 21h começa hoje com oito policiais divididos em dois turnos; espaço, inclusive, está sem luz por conta de furto de fiação

por Vitor Oshiro

09/11/2018 - 07h00

Aceituno Jr.
Após tentativa de furto de fiação na semana passada, Rui Barbosa segue sem luz; previsão é de restabelecer iluminação até o dia 17

Um dos pontos preocupantes em Bauru quando se fala em segurança, a Praça Rui Barbosa, na região central da cidade, contará com atividade delegada diária e permanente a partir de hoje. Oito policiais militares, divididos em dois turnos de seis horas (quatro agentes por turno), estarão todos os dias no local, desde as 9h até por volta de 21h.

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). "Sabemos que esse era um pedido da população e reconhecemos a necessidade. Esses policiais ficam com um colete extra e desempenham papel na fiscalização das atividades da praça. Mas o policial é sempre policial. Assim, eles podem coibir crimes. Essa presença deles por lá será muito importante para nós", afirma a titular da pasta, Letícia Kirchner.

A secretária ainda aponta que esse primeiro momento será bom para a avaliação e que a implantação não representará impacto relevante para o Orçamento do município. "Nós reduzimos bastante a atividade delegada. Estamos usando menos da metade do que foi contratado. Então, esses oito policiais não vão representar impacto grande", destaca.

O vereador Markinho Souza (PP) cobra há tempos melhorias para a Praça Rui Barbosa. Inclusive, na última sessão da Câmara, ele voltou a falar do assunto. "Durante o dia, há tráfico de drogas e prostituição nessa praça, uma das mais antigas e importantes de Bauru. As famílias têm até dificuldades para atravessar a praça. É preciso olhar com carinho para esse local", disse.

Ele também chegou a falar sobre a necessidade da atividade delegada. " É preciso essa atividade delegada, com policiais todos os dias ali. Para dar, no mínimo, a sensação de segurança na praça", disse o parlamentar, que tem o objetivo também de levar feiras livres e de artesanato para revitalizar o local.

ILUMINAÇÃO

A criminalidade na Rui Barbosa também reflete na iluminação. Hoje, a praça está parcialmente às escuras, uma vez que uma tentativa de furto na quarta-feira da semana passada provocou um curto-circuito. Essa também foi uma cobrança do vereador Markinho na última sessão legislativa.

Secretário municipal de Obras, Ricardo Olivatto confirma que os furtos de fiação ocorrem com frequência na Praça Rui Barbosa. "É realmente um problema recorrente por lá, mas, agora, acreditamos que a atividade delegada irá mudar um pouco essa realidade".

Em relação à situação atual da praça, ele afirma que a fiação já foi comprada e a expectativa é de que o material chegue na próxima semana. "Assim, o prazo para restabelecer a iluminação na Praça Rui Barbosa é o dia 17 de novembro", conclui Olivatto.