Bauru e grande região

Nacional

Irã: Golfo é 'caixa de fósforos'

13/08/2019 - 06h00

Dubai  - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, acusou os Estados Unidos, nesta segunda-feira, de transformarem a região do Golfo Pérsico em uma "caixa de fósforos prestes a queimar", de acordo com a televisão Al Jazeera.

O tráfego de navios-petroleiros através do Golfo Pérsico pelo Estreito de Ormuz se tornou o foco de um impasse entre EUA e Irã desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, retirou o país de um acordo nuclear internacional com Teerã e readotou sanções para estrangular as exportações de petróleo iranianas.

Depois de explosões que danificaram seis navios-tanque em maio e junho e da apreensão iraniana de um navio-tanque com bandeira britânica em julho, os EUA criaram uma missão de segurança marítima no Golfo Pérsico, integrada pelo Reino Unido, para protegerem embarcações mercantes.

Em trechos de uma entrevista citada pela Al Jazeera, sediada no Catar, Zarif disse que o estreito "é apertado, ele se tornará menos seguro à medida que embarcações (de Marinhas) estrangeiras aumentarem sua presença ali".

Ler matéria completa