Bauru e grande região

Nacional

Indústria paulista recua pelo 3º mês seguido, aponta IBGE

Maior parque industrial do País encolheu 1,4% no mês de julho

por Estadão Conteúdo

11/09/2019 - 06h00

São Paulo - A produção industrial teve retração em 8 dos 15 locais pesquisados no País, na passagem de junho para julho. O Estado de São Paulo, maior parque industrial brasileiro, encolheu 1,4%, resultado bastante aquém da média global (-0,3%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A produção da indústria paulista recuou pelo terceiro mês consecutivo, período em que acumulou uma perda de 3,7%. O tombo só não foi maior em julho porque houve crescimento na fabricação de veículos, especialmente de automóveis.

"Poderia ter sido pior se o recuo não fosse suavizado por veículos", resumiu Bernardo Almeida, analista do IBGE.

As duas maiores influências negativas no mês vieram da menor produção de derivados de petróleo e de equipamentos de informática. O mau desempenho preocupa, por conta da diversificação da indústria local.

"Consequência disso é que São Paulo, que parecia sair da recente fase recessiva, voltou ao negativo no acumulado de janeiro a julho de 2019: -1% frente ao mesmo período do ano anterior.

Ler matéria completa