Bauru e grande região

 
Nacional

Bolsonaro divide opiniões durante saída para visitar ministro e filho

Presidente ouve o tradicional "mito" de apoiadores, mas também "fora"

23/05/2020 - 19h15

Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro saiu para visitar ministro e um dos filhos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deixou na noite deste sábado (23) o apartamento do ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, ao som de vaias e panelaço. O presidente chegou a cumprimentar alguns apoiadores, mas ouviu entre os tradicionais gritos de "mito" também outros de "fora Bolsonaro", além de xingamentos. 

No período da tarde, Bolsonaro e Ramos foram a uma confeitaria na quadra onde o ministro mora, na Asa Sul. Depois, os dois ficaram reunidos por cerca de 1h30 na residência de Ramos. 

Na saída, após falar com alguns apoiadores ainda no saguão do prédio, Bolsonaro se aproximou de um grupo maior de pessoas, contudo, ao ouvir xingamentos, retornou rapidamente ao carro e saiu.

De lá, o presidente foi para o Sudoeste, bairro de Brasília próximo ao Plano Piloto, onde mora um dos filhos, Jair Renan Bolsonaro.

Estratégia no STF

Bolsonaro avalia procurar o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, para tentar diminuir o mal-estar e evitar retaliações após divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril.

A preocupação de Bolsonaro é com eventuais respostas a crítica feita à corte no encontro do governo. As imagens foram divulgadas nesta sexta-feira (22) por ordem do ministro do STF Celso de Mello.

Na reunião de 22 de abril, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que, se dependesse dele, colocaria "esses vagabundos todos na cadeia", começando pelo Supremo.

A declaração, criticada em caráter reservado até mesmo por Bolsonaro, piorou a relação já conturbada entre Executivo e Judiciário.

O ataque veio a público no momento em que a corte autorizou investigação para apurar se Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal como diz o ex-ministro da Justiça Sergio Moro. 

Ler matéria completa