Bauru

Nacional

Brasil recebe presidente do Paraguai

Bolsonaro e Benítez discutem segurança, revisão do contrato de Itaipu Binacional e criação de tilápias no lago de Itaipu

por Estadão Conteúdo

25/11/2021 - 05h00

Wilson Dias/Agência Brasil

Os presidentes do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e da República do Brasil, Jair Bolsonaro

Brasília - Em um encontro oficial no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, discutiram nesta quarta-feira (24) a revisão do contrato da hidrelétrica Itaipu Binacional, que fica na fronteira entre os países. Os ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) também participaram das conversas.

Os dois presidentes confirmaram novas discussões sobre o chamado "anexo C" do contrato de Itaipu. O trecho trata da parte financeira do tratado, que deve ser revisto, por lei, até 2023, quando completa 50 anos. "Temos até 2023 para avançar nesse processo de revisão. Avançamos na enorme cooperação mútua", disse Benítez.

Os líderes falaram sobre formas de blindar a fronteira entre os países, em constante conflito com o tráfico de drogas.

TILÁPIA

"Também outros assuntos tratamos, como, por exemplo, demos mais um passo na questão de criação de tilápia no lago de Itaipu. Isso passa pelo Parlamento do Paraguai, que há uma enorme boa vontade do governo local aqui presente", acrescentou o brasileiro. A possibilidade de criar a espécie de peixe em Itaipu é um sonho antigo de Bolsonaro, segundo quem a iniciativa aumentaria em 40% a oferta de tilápia no País.

Ler matéria completa

×