Bauru

Nacional

Chega a vacina contra Covid para crianças

Primeiro lote, com 1,2 milhão de doses dos imunizantes foi desembarcado às 4h45 da manhã de ontem em Viracopos

por Estadão Conteúdo

14/01/2022 - 05h00

Bruno Santos/Folhapress

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanha o recebimento do primeiro lote de vacinas para imunizar crianças de 5 a 11 anos de idade

Campinas - O primeiro lote de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegou ao Brasil por volta das 4h45 desta quinta-feira (13). A remessa com 1,2 milhão de doses desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição aos estados e Distrito Federal começaria ainda nesta quinta-feira, seguindo o critério proporcional ao quantitativo de crianças por unidade federativa.

As doses fazem parte da primeira remessa de três que serão recebidas pelo País. A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. Durante o primeiro trimestre, está prevista a chegada de quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

A recomendação do Ministério da Saúde prevê que a vacinação de 5 a 11 anos não é obrigatória e seguirá uma ordem de prioridades, iniciando pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes. A imunização ainda requer o termo de autorização dos responsáveis ou a presença desses no momento da vacinação. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

Calendário

Cada Estado vai divulgar a data de início da vacinação. Cabe às secretarias estaduais de Saúde a distribuição das doses para os municípios. Como cada região tem realidade logística diferente, a definição do cronograma fica por conta dos gestores estaduais e municipais. Na capital paulista, espera-se que a vacina comece a ser aplicada amanhã, sábado, dia 15.

Ler matéria completa

×