Bauru e grande região

Polícia

Policia Ambiental autua passarinheiros em torneio realizado em Bauru

07/01/2019 - 08h20

Fotos: PM Ambiental/divulgação
Donos dos pássaros tentaram fugir com a chegada da PM. Ao todo, 48 aves silvestres foram apreendidas

A Polícia Ambiental de Bauru autuou, neste domingo (6), treze pessoas durante a realização de um torneio de canto de pássaros que foi realizado em clube localizado na região noroeste da cidade.

Chegando pelo local, os policiais ambientais realizaram contato com o organizador do torneio, que apresentou toda documentação necessária para a realização do evento, momento este que muitos criadores tentavam se evadir do local, mas não obtiveram sucesso.

Ao realizarem a fiscalização ambiental nos criadores que se retiravam do clube, muitos deles conhecidos pelo cometimento de infrações ambientais contra a fauna e já autuados em datas anteriores, foram verificadas diversas irregularidades como anilhas com indícios de falsificação e aves com sinais recentes de captura.

Ao vistoriarem as dependências do clube, as equipes encontraram dezenas de gaiolas escondidas, inclusive no interior da cantina, bomba d'água da piscina, cozinha, banheiros, etc, sendo localizadas 27 aves e 25 gaiolas vazias, como não foram localizados os proprietários, a responsável pela cantina que estava no local foi autuada, ela não quis informar de quem eram as aves.

Administrativamente foram lavrados treze autos de infração ambiental, totalizando 12 mil reais em multas das mais diversas infrações como ter cativeiro, adulteração de anilhas, guarda e posse irregular, todos autuados serão posteriormente chamados na Delegacia de Polícia para prestarem esclarecimentos e poderão responder por crime ambiental contra a fauna.

No total, 48 aves silvestres foram apreendidas entre coleirinhas, canários-da- terra, trinca-ferro que serão encaminhadas para perícia e soltura dependendo  do caso.