Bauru e grande região

 
Polícia

Polícia Militar Ambiental encontra 30 aves enterradas em quintal de casa no Pq. Jaraguá

No local, também havia sete pássaros silvestres mantidos em cativeiro

por Lilian Grasiela

05/07/2020 - 05h00

Lilian Grasiela

Flagrante de crime ambiental em Bauru ocorreu após denúncia

Na manhã deste sábado (4), após receber denúncia, equipe da Polícia Militar Ambiental foi até um imóvel no Parque Jaraguá, em Bauru, e encontrou 30 aves silvestres mortas, enterradas no quintal. No local, também havia sete pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro. O morador, um aposentado de 73 anos, foi multado e irá responder por crime ambiental.

O fato ocorreu por volta das 11h. De acordo com o registro policial, a denúncia dava conta de que o dono da casa, além de praticar a caça ilegal de aves, possuía uma arma de fogo. Durante a vistoria, autorizada pelo aposentado, a equipe encontrou 26 sanhaços e quatro pombas mortos, enterrados no quintal. O morador disse que abatia os animais porque eles comiam suas hortaliças e frutas.

Na residência, também foram localizadas outras sete aves silvestres vivas, mantidas ilegalmente em gaiolas - um sanhaço, três saíras, dois canários da terra e um sabiá do campo -, além de três redes de caça, dois alçapões, uma arapuca e seis munições de calibre 32. Nenhuma arma de fogo foi encontrada.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, as aves vivas passarão por avaliação veterinária antes de serem soltas em seu habitat natural. Os pássaros mortos serão incinerados.

O aposentado recebeu quatro autos de infração, no total de R$ 39.500,00. Ele foi ouvido e liberado, mas irá responder por crime ambiental.

Ler matéria completa