Bauru e grande região

 
Polícia

Acertos de contas e brigas familiares: Bauru já tem 24 homicídios em 2020

Desse total, 17 assassinatos na cidade são de autoria desconhecida, sendo que a Polícia Civil já solucionou 76% deles

por Larissa Bastos

19/11/2020 - 05h00

Malavolta Jr.

Delegado Cledson Nascimento analisa os homicídios de 2020

Faltando ainda mais de um mês para o final do ano, Bauru já registra 24 homicídios em 2020. Os dados, de 1 de janeiro a 17 de novembro, fazem parte de um levantamento feito pela Polícia Civil a pedido do Jornal da Cidade. Segundo a corporação, a maioria dos crimes é motivada por acertos de contas ou por desentendimentos familiares. Dos 24 assassinatos, sete eram de autoria conhecida e 17 demandaram investigações, sendo que 13 dessas ocorrências foram solucionadas.

"Nos casos de autoria desconhecida, as vítimas, quase que em sua totalidade, tinham alguma passagem pela polícia ou se colocaram em situação de vulnerabilidade", avalia Cledson Luiz do Nascimento, delegado titular da Delegacia de Homicídios, vinculada à Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, em Bauru.

Ele, contudo, aponta que a resolução destas ocorrências de autoria inicialmente desconhecida é alta no município. 13 dos homicídios já foram solucionados. "É mais de 76%, ou seja, um índice altamente satisfatório para Bauru, se comparado a outras cidades. Isso é bom, porque é uma forma de prevenção. O criminoso sabe que, aqui, poderá ser identificado e preso. Então, ele pensa duas vezes", argumenta.

CONHECIDOS

Já as ocorrências em que os crimes são de autoria conhecida representam 30% dos homicídios deste ano. Foram sete casos de um total de 24 e os perfis, tanto do acusado e da vítima, geralmente são diferentes dos assassinatos por acerto de contas.

"Na maioria dos casos de autoria conhecida, o autor e vítima eram familiares ou se conheciam de alguma forma", avalia Cledson Nascimento.

Uma das hipóteses aventadas pelo delegado é que a pandemia, que deixou as pessoas mais dentro de casa e tendo que conviver mais, tenha acirrado alguns conflitos familiares, resultando em tragédias.

Ler matéria completa