Bauru

Polícia

Polícia Civil recebe cinco viaturas blindadas até para tiros de fuzil

Esta é a primeira vez em que a corporação local conta com automóveis do tipo na sua frota; a entrega ocorreu nesta terça

por Cinthia Milanez

19/05/2021 - 05h00

Malavolta Jr.

Entrega das chaves com os delegados Ricardo Martines (Deinter-4), Cledson Nascimento (1.ª DIG e 3.ª Delegacia de Homicídios), Giuliano Travain (2.ª Dise), Kleber Granja (GOE) e Ricardo Dias (Deic)

A Polícia Civil de Bauru - especificamente, a Divisão Especial de Investigações Criminais (Deic) - ganhou mais uma importante arma para combater o crime organizado: cinco viaturas blindadas até para tiros de fuzil. A entrega oficial dos veículos, que exigiram um investimento de mais de R$ 1 milhão por parte do governo estadual, se deu na manhã desta terça-feira (18). Esta é a primeira vez em que a corporação local conta com automóveis do tipo na sua frota.

É o que revela o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 4 (Deinter-4), Ricardo Luiz de Paula Martines. De acordo com o delegado, cada viatura, da marca Chevrolet/Blazer, custou cerca de R$ 220 mil aos cofres públicos. O governo paulista encaminhou este tipo de automóvel para todas as Deics do Estado.

Em Bauru, os veículos serão distribuídos entre a 1.ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a 2.ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), a 3.ª Delegacia de Homicídios e o Grupo de Operações Especiais (GOE). Todos os órgãos estão vinculados à Deic local.

Com isso, a polícia remanejará três viaturas seminovas para a Delegacia de Lençóis Paulista, o Setor de Investigações Gerais (SIG) de Bauru e o SIG de Marília. "Além de proporcionar maior segurança aos policiais que trabalham em ocorrências como homicídio, latrocínio, roubo e tráfico de drogas, geralmente, ligadas ao crime organizado, as viaturas blindadas também deverão otimizar o nosso desempenho geral, afinal, elas permitirão a realocação de alguns veículos em excelente estado para outras áreas", complementa Martines.

CRIME ORGANIZADO

Para o delegado divisionário da Deic, Ricardo Silva Dias, as novas viaturas representam um investimento significativo na área de segurança pública, principalmente, no que diz respeito ao combate ao crime organizado. "Este tipo de veículo é ideal para ocorrências envolvendo roubos a caixas eletrônicos com o uso de explosivos, garantindo maior segurança aos nossos policiais", exemplifica.

De acordo com Dias, oito policiais da Deic deverão fazer um curso de pilotagem e direção defensiva de viaturas blindadas dentro dos próximos dias. A capacitação ocorrerá no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Ainda em relação aos recursos humanos, o delegado observa que, desde a sua criação, em fevereiro de 2020, o órgão recebeu nove novos policiais. Ricardo Dias espera que mais servidores cheguem ao longo deste ano.

Ler matéria completa