Bauru

Polícia

Polícia acha 120 jabutis em cativeiro

Apreensão ocorreu entre Bauru e Agudos e faz parte da Operação Semana do Meio Ambiente, deflagrada pela Polícia Ambiental

por Vitor Oshiro

03/06/2022 - 05h00

Polícia Ambiental/Divulgação

Como o proprietário não tinha autorização para criar os jabutis, ele foi multado em R$ 60 mil e poderá responder por crime ambiental

Nesta quinta-feira (2), a 2.ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, que engloba as regiões de Bauru, Barra Bonita e Lins, deu início à Operação Semana do Meio Ambiente, ação realizada em todo o Estado e que segue até domingo (5). Já neste primeiro dia, foram localizados 120 jabutis em cativeiro, em uma propriedade rural que fica entre Bauru e Agudos.

De acordo com a corporação, os animais foram encontrados durante o patrulhamento. Eles apresentavam boas condições sanitárias e aparentavam estar saudáveis.

Os jabutis foram apreendidos e foi lavrado auto de infração ambiental no valor de R$ 60 mil ao responsável (a identidade dele não foi divulgada pela corporação), que não tinha autorização para criar os animais e poderá responder por crime ambiental. Por enquanto, ele ficará como fiel depositário dos répteis.

Além desse flagrante, a operação contou também com diversas atividades de conscientização. Na região, foram realizadas duas palestras educativas em escolas de ensino fundamental e médio, com a participação de aproximadamente 160 crianças e adolescentes; bloqueio em pedágio para entrega de mudas; trabalhos com plantio; e orientações voltadas para os públicos adulto e infantil sobre restauração ecológica.

OPERAÇÃO

A operação em comemoração à Semana do Meio Ambiente continua até domingo com ações que "envolvem a coletividade em atividades de educação ambiental; plantio e doação de mudas de arvores nativas e frutíferas; intensificação das ações de policiamento ambiental voltadas à proteção dos recursos naturais; além da distribuição de materiais didáticos e fôlderes ao público em geral".

Ler matéria completa

×