Bauru e grande região

Política

DAE: prova tinha 20 questões repetidas

Autarquia cancelou exame de concurso realizado na semana passada e informa que irá marcar nova data para a aplicação de um outro teste

por Thiago Navarro

21/07/2019 - 07h00

O concurso para o cargo de analista de sistemas no Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru foi anulado por conter 20 perguntas já utilizadas em outras provas e certames pelo País. O exame foi aplicada no domingo passado e o gabarito com as respostas corretas chegou a ser publicado no Diário Oficial de terça-feira. No dia seguinte, contudo, a autarquia detectou que 20 das 50 questões da prova não eram inéditas, fato que prejudica a transparência do concurso.

Devido ao grande número de perguntas não originais, correspondendo a 40% do total da prova, foi decidido pela anulação completa do exame. Uma nova data será marcada para que os 98 candidatos sejam avaliados, desta vez com perguntas originais.

Em casos em que um número menor de questões leva a problemas, muitas vezes, apenas essas perguntas acabam anuladas, mas como o volume foi muito grande, a autarquia cancelou o concurso inteiro.

ELABORAÇÃO

O JC apurou que a prova é elaborada por equipe própria do DAE, responsável por formular as perguntas de conhecimentos gerais e de assuntos mais básicos. Porém, as 20 questões repetidas que motivaram a anulação eram as de conhecimento específico, na qual um professor havia sido contratado para a formulação desta parte singular.

Ainda não há data para a nova prova. O JC também pediu ao DAE o valor arrecadado com as inscrições e quanto foi gasto com a prova anulada, entre impressão, equipe de apoio para a realização do concurso, entre outros, mas a autarquia estava sem essas informações disponíveis de forma detalhada.

Segundo a assessoria de imprensa do DAE, o assunto será apurado internamente e providências deverão ser tomadas ao final do processo. "A situação será devidamente apurada mediante processo administrativo e a responsabilidade, inclusive financeira, arbitrada ao final do processo. Uma nova data será designada para a realização da prova objetiva", menciona nota emitida pela autarquia.