Bauru e grande região

Política

Cláudio Lago é eleito presidente do PT de Bauru

A composição do Diretório, contudo, deve ser com metade dos membros de cada chapa, após eleição decidida com pequena diferença

por Thiago Navarro

08/09/2019 - 19h23

Tainá Vétere

Por dois votos de diferença, Cláudio Lago foi eleito presidente do Diretório Municipal

O Partido dos Trabalhadores (PT) terá Cláudio Lago como presidente do Diretório Municipal. O Processo de Eleição Direta (PED) do PT foi realizado neste domingo (8), na Câmara Municipal, e a apuração encerrada no começo da noite. Lago foi eleito presidente com 158 votos, apenas dois a mais do que o outro candidato, João Félix Neto, que obteve 156 votos. Foram computados ainda três votos nulos e um branco.

Já na eleição para a composição do Diretório Municipal, cuja votação é distinta em relação à de presidente, a chapa liderada por Lago teve 149 votos, e a de Félix outros 157. Foram mais oito votos em branco e quatro nulos. Desta maneira, as 36 vagas do Diretório deverão ser divididas proporcionalmente entre os dois grupos, com cada um indicando metade dos 36 membros.

Ao final da apuração, Lago comemorou o resultado e falou em trabalhar para que o PT dispute as eleições municipais do ano que vem com candidato próprio. “A nossa proposta é que o partido venha com candidato próprio na disputa a prefeito, e faça alianças com legendas progressistas, de esquerda, buscando unir forças neste momento difícil do País, que tem a extrema direita no comando. Em âmbito municipal, entendemos que os últimos prefeitos também seguiram um linha mais elitista, e queremos dar uma opção aos trabalhadores na eleição”, afirmou.

Já a chapa liderada por João Félix Neto afirma que reconhece o resultado da eleição para a formação do Diretório, mas não o resultado de presidente, pois de acordo com o grupo houve o impedimento de quatro eleitores ligados à chapa de votarem no pleito. A chapa pretende entrar com recurso no Diretório Estadual.

Neste domingo, o secretário da Região Metropolitana do Diretório Estadual, Alexandre Macedo, acompanhou a votação em Bauru, uma vez que o partido estava sem um Diretório Municipal constituído e sob intervenção. O mesmo processo de eleição ocorreu em mais de 360 municípios paulistas para a formações de novos diretórios.

MACRORREGIONAL

O PED também vai eleger a nova composição e coordenação da Macrorregional do PT. Em Bauru, Carlos Remos teve 156 votos e Luciano Assim teve 147 votos, com mais 11 brancos e quatro nulos. A definição do vencedor, contudo, depende da apuração nos demais municípios da região.

Ler matéria completa