Bauru e grande região

Política

Emeii Dudu Ranieri abre com 180 vagas

A escola atenderá crianças de 5 bairros, com idades entre 4 meses e 5 anos e 10 meses, em tempo integral das 7h30 às 17h

14/02/2020 - 05h28

Leandro Gonçalves/Divulgação

A mãe Carla Lopes Ramires do Santos acompanha o seu filho Kennedy Gabriel Ramires dos Santos, de três anos, no balanço

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (13) a Emeii Professor José Augusto Vieira Ranieri "Dudu Ranieri". A entrega da nova unidade escolar reuniu autoridades, pais e filhos, bem como toda a comunidade, que agora conta com mais uma escola de ensino infantil em período integral. A Emeii atenderá 180 crianças com idades entre 4 meses e 5 anos e 10 meses, das 7h30 às 17h. Os alunos atendidos são moradores dos bairros Quinta Ranieri, Parque dos Sabiás, Andorinhas, Conjunto Habitacional Joaquim Guilherme de Oliveira e Vila Ipiranga. Para não atrasar a volta às aulas, o período letivo da unidade terá início logo na próxima segunda-feira (17).

Com 1.120 m², oito salas, dois berçários e outras modernas instalações, a escola foi aprovada pelos pais. Mãe do pequeno Kennedy Gabriel, de 3 anos, Carla Lopes Ramires dos Santos se impressionou com a qualidade das instalações. "Muito bom, bonito, de qualidade mesmo", elogiou enquanto permanecia de olho no filho, que brincava no playground. A impressão de Carla era unânime entre adultos e crianças.

Durante a inauguração, a diretora da Emeii, Ariane Gomes, deu início à cerimônia agradecendo a confiança dada pela atual gestão à equipe que compõe a unidade. "Trabalhamos para formar cidadãos de bem", resumiu. "Essa é a nossa nova casa, digna de nosso trabalho. Moderna e funcional, favorecerá a aprendizagem de maneira significativa", pontuou.

Em seguida, Marli Ranieri, viúva de Dudu, emocionou-se ao relembrar a relação dele com o ensino. "A educação foi aquilo que ele mais amou e se dedicou. Aqui, a educação poderá formar crianças com honestidade, dignidade e respeito", destacou. A vereadora Chiara Ranieri, filha de Dudu Ranieri, também esteve na inauguração.

O presidente da Câmara, vereador José Roberto Segalla, ressaltou que a escola poderá "transformar a criançada em adultos maiores e melhores". A secretária da Educação, Isabel Miziara, deu ênfase ao papel do educador. "Somos os sopradores da esperança, do amor pela vida, e responsáveis por dar às crianças a percepção de que o mundo é feito por elas e para elas", afirmou. "Cuidar das pessoas é uma característica da atual gestão. Cabe à equipe dessa unidade edificar uma obra educativa e pedagógica para formar crianças com dignidade", concluiu.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta relembrou a amizade com Dudu e comemorou a entrega da nova unidade escolar. "Tivemos coragem de encarar os problemas e, assim, vencer desafios. A educação municipal de Bauru está entre as melhores do País, tanto na qualidade de ensino quanto de infraestrutura. Nesse sentido, continuamos trabalhando em projetos modelos para tornar as escolas municipais mais seguras e funcionais", sintetizou.

Também estiveram presentes Toninho Gimenez (vice-prefeito), Rose Gimenez (vice-primeira dama), os secretários Letícia Kirchner (Planejamento), Airton Martinez (Semma), Sidnei Rodrigues (Obras), José Carlos Fernandes (Sebes), Antônio Carlos Garms (Jurídico), Everson Demarchi (Finanças), os vereadores José Roberto Segalla, Sérgio Brum e Fábio Manfrinato, além de diretores e servidores da Educação.

QUEM FOI DUDU

O nome da Emeii, Professor José Augusto Vieira Ranieri, é uma homenagem ao educador e ex-vice-prefeito de Bauru conhecido popularmente como "Dudu Ranieri". Também foi prefeito por 23 dias no ano de 2003. 

Dudu, falecido em 2018, foi uma referência no ensino superior bauruense, sendo um dos diretores do Liceu Noroeste, idealizador das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) e um homem de carreira política extensa, tendo sido, além de vice-prefeito, secretário municipal da Educação e de Esportes e Lazer, além de presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru.

Ler matéria completa