Bauru e grande região

Política

Cartórios eleitorais suspendem o atendimento ao público até 31/03

Justiça Eleitoral funcionará em horário reduzido em todo o Estado de S. Paulo

por Thiago Navarro

18/03/2020 - 06h00

Samantha Ciuffa

Um dos cartórios eleitorais de Bauru é o da 300ª Zona Eleitoral, que fica na quadra 2 da rua Silva Jardim, na Bela Vista

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu o atendimento presencial nos cartórios eleitorais de todo o estado. Também estão suspensos os postos de atendimento localizados nos Poupatempos e o agendamento através do site. A medida começou a valer ontem e segue, pelo menos, até o dia 31 de março, por conta da pandemia de coronavírus. A retomada das atividades após esta data será avaliada dependendo da situação epidemiológica do País.

De acordo com o TRE, eleitores que precisarem de atendimento devem entrar em contato com o cartório eleitoral por telefone. Casos pontuais poderão receber atendimento presencial, mas cada situação será analisada. Certidões de quitação eleitoral e outros serviços podem ser acessados no site do TRE. O horário de funcionamento também foi reduzido. Antes, os cartórios abriam das 12h às 18h. Agora, ficarão em funcionamento das 12h às 16h, e com número menor de servidores trabalhando. Os eleitores que já tinham agendamento marcado para este período deverão remarcar após a retomada das atividades normais dos cartórios.

Apesar da alteração nos cartórios, os prazos eleitorais não mudam. Eventual alteração depende de aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que até o momento não ocorreu. O dia 6 de maio segue como última data para que eleitores façam alguma mudança no título, como alteração de domicílio eleitoral ou regularização, bem como emissão de novos títulos eleitorais.

CONTATOS

Em casos de dúvidas, o eleitor deve entrar em contato com o cartório onde possui título. O telefone do cartório da 23ª Zona Eleitoral é o (14) 3232-7242. O telefone da 300ª Zona Eleitoral é o (14) 3232-5717. O telefone da 387ª Zona Eleitoral é o (14) 3232-9397. Os cartórios funcionarão apenas das 12h às 16h até o final deste mês.

Ler matéria completa