Bauru e grande região

 
Política

Telma e Manfrinato propõem Mês do Parkinson

Audiência para discutir o Mês da 'Tulipa Vermelha' acontece hoje

25/06/2020 - 05h00

Malavolta Jr.

Telma Gobbi e Fábio Manfrinato vão apresentar projeto relacionado com a conscientização do Parkinson

Os vereadores Fábio Manfrinato (PP) e Telma Gobbi (PP) vão apresentar projeto de lei que coloca abril como o mês da 'Tulipa Vermelha' no calendário oficial de Bauru. Uma audiência pública para discutir o assunto está marcada para hoje, às 10h, a pedido de Fábio Manfrinato. A ideia é que, em todos os anos, em abril, sejam desenvolvidas atividades que joguem luz sobre o tema, combatendo o preconceito e buscando impactar em políticas públicas que garantam mais qualidade de vida e o retardamento dos sintomas em pacientes acometidos pela patologia, além do diagnóstico precoce de novos casos.

Para a audiência, foram convocadas a Secretaria de Saúde e Sebes, e convidado o Grupo de Amigos do Parkinson (GAP). Vários municípios já instituíram o "Abril da Tulipa Vermelha'. A flor é o símbolo da doença, pois na década de 1980, um holandês desenvolveu um novo tipo de tulipa a e a batizou em homenagem a James Parkinson, que há mais de dois séculos foi pioneiro nos estudos que levaram à descoberta da patologia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial com idade a partir dos 65 anos sofra com o Parkinson.

Ler matéria completa