Bauru e grande região

 
Política

Aprovado em convenção, Raul defende mudança total na prefeitura

Em evento marcado por críticas do DEM ao atual governo, nome do médico e ex-vereador foi oficializado

por Thiago Navarro

13/09/2020 - 15h07

Thiago Navarro

Fábio Manfrinato, Raul Gonçalves Paula e Chiara Ranieri na convenção do DEM, neste domingo, na FIB

O Democratas (DEM) de Bauru definiu, em convenção na manhã deste domingo (13), o nome de Raul Gonçalves Paula como candidato a prefeito. Após um mandato de vereador, entre 2013 e 2016, o médico oftalmologista concorreu a prefeito na eleição passada, chegando ao segundo turno. Desta vez, ele terá como candidato a vice o farmacêutico Fábio Manfrinato (PP), que está em seu segundo mandato como vereador. A convenção do DEM oficializou ainda a coligação ‘Mudança com Verdade!”, em parceria com o PP, PSL, PRTB e MDB. Foi mantida a possibilidade de mais legendas aderirem.

Para Raul, a Prefeitura de Bauru precisa de mudanças. “Tem que mudar tudo, equipe de governo, mudar a atitude, porque a população está vendo que a prefeitura não está funcionando. Infelizmente, o atual governo plantou duas mentiras nos últimos quatro anos, a primeira na eleição, e dois anos depois quando disse que começaria um novo governo com outras atitudes. Nenhuma delas se concretizou. E agora o discurso é que Bauru está pronta para avançar, mas não dá para enganar as pessoas o tempo inteiro. Acho que a população vai ver que a verdade deve prevalecer”, declara.

O candidato do DEM afirma que vai administrar usando indicadores técnicos. “Pegando a área da educação, por exemplo, a prefeitura tem que saber quantas crianças precisam de creche e em quais regiões estão as maiores demandas. Muitas vezes, pode ser mais viável construir novas salas nas creches atuais do que construir escolas inteiras novas. Além disso, dar condições para o professor preparar bem as crianças e jovens para chegar em boa condição na faculdade”, considera. “Vamos usar indicadores de evolução, isso na educação, na saúde e nas demais áreas”, frisa.

O candidato a vice-prefeito Fábio Manfrinato, em seu discurso, lembra que tem boa relação com o DEM, pois começou sua trajetória política na legenda, em 2008, quando ficou como primeiro suplente. Ele também destacou a proximidade com Raul, pois cresceram na mesma região de Bauru, o Jardim Bela Vista, e atuaram juntos na Câmara. “Tenho essa relação com o DEM desde o começo da minha vida política, e na última eleição tanto eu quanto o Raul concorremos a deputado estadual, e fomos os dois mais votados do município. Estamos somando forças agora por um bem maior, que é Bauru”, afirma. Fábio é também o presidente municipal do PP, legenda que já realizou convenção própria.

ALIADOS

A presidente do DEM em Bauru, vereadora Chiara Ranieri, entende que a população quer propostas viáveis. “Esse é o sentimento do DEM e dos partidos aliados, a população clama por mudança, mas que seja com verdade mesmo”, avisa. O PSL e o PRTB já fizeram suas convenções, enquanto o MDB fará seu encontro nesta terça-feira (15). Todos, contudo, marcaram presença nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) para dar apoio a Raul. “Essa mudança começou há dois anos, tivemos o Raul participando do PSL e decidimos que o melhor para Bauru era o nosso partido dar apoio a ele”, declara Claudemir Sandrin, presidente municipal do PSL.

O presidente do PRTB, Robinson Correa Fabiano, o Pio, também deu apoio a formação da chapa. “Estamos com o Raul há muitos anos, e acreditamos que ele é a pessoa mais preparada para estar na prefeitura”, afirma. O último partido a integrar a coligação foi o MDB, que tinha o empresário Rodrigo Mandaliti como pré-candidato a prefeito. “Decidi não concorrer, até pelo aspecto profissional, e ser prefeito de Bauru demanda tempo. O Raul tem essa capacidade de administrar, e o nome dele foi aprovado por unanimidade entre nossos filiados”, lembra

VEREADORES

O DEM terá chapa completa de candidatos a vereador, com 26 nomes, sendo 18 homens e seis mulheres. O PSL e o MDB também terão 26 candidatos cada, enquanto o PP terá 23 e o PRTB vai com 20 concorrentes, totalizando 121 candidatos entre os partidos.

Críticas ao atual prefeito

Na convenção, o DEM não escondeu sua decepção com o atual prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB). O partido deu apoio a ele na última eleição. O vereador José Roberto Segalla, presidente da Câmara Municipal, afirmou no encontro que ficou bastante incomodado no último pleito quando Gazzetta se aliou ao PCdoB, pois é uma legenda sem nenhuma identificação com os demistas. Já o vereador Coronel Meira (PSL), que também estava com Gazzetta há quatro anos, foi outro que disse não ter visto os avanços prometidos. Raul, ao falar com os filiados, lembrou que nenhum parque foi construído, e promessas na área da saúde não foram realizadas pelo governo municipal.

Ler matéria completa