Bauru e grande região

 
Política

Prefeita priorizará 'equipe técnica'

Em suas primeiras entrevistas, Suéllen Rosim afirma que vai priorizar formação técnica em cargos chaves de comando

por Thiago Navarro

01/12/2020 - 05h00

Malavolta Jr.

Suéllen Rosim, em sua primeira entrevista como prefeita eleita

A prefeita eleita Suéllen Rosim (Patriota) comemorou o resultado, na noite de domingo, ao lado do vice Orlando Costa Dias, do mesmo partido, em um evento com correligionários e apoiadores, na casa do vereador eleito Marcelo Afonso, na região do Parque São Geraldo. Em sua primeira entrevista ao JC, ela comentou que pretende formar uma equipe técnica e que vai dialogar com a Câmara.

TÉCNICOS

"Eu quero agradecer todos os votos que recebemos. Agora é governar para todos, aqueles que me escolheram ou não para a prefeitura. O primeiro ponto é organizar a nossa equipe de trabalho. Vamos ter uma equipe técnica, e só vamos conseguir isso com gente que entende do assunto, porque teremos muitos desafios"

CÂMARA

"Vamos abrir diálogo com os vereadores eleitos. O outro candidato teve uma coligação maior, é normal que tenha conseguido eleger mais vereadores. Tive contato com alguns vereadores, há uma boa aceitação, então, acredito que será possível construir uma base, porque o pensamento de todos é por Bauru"

SECRETÁRIOS

"Temos alguns nomes, mas ainda não é possível abrir, porque primeiro formaremos a equipe de transição, e depois vamos fechar uma equipe de governo. Teremos pouco tempo. Funcionários da prefeitura também podem assumir funções"

VICE

"O Orlando será uma pessoa presente. Eu não vou poder resolver tudo sozinha, e ele será um vice muito ativo, com união. Ele não assumirá nenhuma secretaria, pois vai atuar diretamente colaborando em vários pontos do nosso governo mesmo"

Vice-prefeito presente

O vice-prefeito eleito é o médico Orlando Costa Dias, que foi bastante presente na campanha de Suéllen Rosim. Ele é do Patriota, mesma legenda da prefeita eleita. "Eu vou ter um papel de articulador, não ficando restrito a uma secretaria. Ela é quem terá o comando e tomará as decisões, mas estarei pronto para contribuir e somar para que a Suéllen faça uma ótima gestão, será a primeira mulher a assumir a prefeitura, e queremos colaborar em tudo o que for possível", afirma. Suéllen e Orlando agradeceram ainda ao atual prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) pela disposição em abrir todas as informações do município para a chapa eleita neste domingo e que assumirá a partir de 1 de janeiro de 2021.

Transição começa hoje, na prefeitura

Suéllen deu mais entrevistas a veículos de imprensa, ontem, e participou de uma reunião com o vice Orlando Costa Dias no começo da noite. Eles terão um encontro na manhã de hoje, às 8h, com o atual prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB), para iniciar a transição de governo. Ela deve definir ainda hoje os nomes dos membros da equipe de transição. Já por parte do governo de Gazzetta, todos os secretários ficarão à disposição para passar informações aos indicados da prefeita eleita.

Raul agradece votos a Bauru

O candidato Raul Gonçalves Paula (DEM) agradeceu a votação que obteve no domingo, neste segundo turno. "Agradeço aos eleitores que votaram em mim. Como sou um democrata, aceito a decisão da parcela da população que votou nela e torço para que a cidade de Bauru tenha sorte. De minha parte, já voltei a trabalhar como médico normalmente. Sigo na ativa", declarou.

'Dentro do contexto que vivemos, a eleição foi justa', afirma Gazzetta

Malavolta Jr.

Prefeito Clodoaldo Gazzetta

"O resultado da eleição foi justo, dentro do contexto que estamos vivendo hoje". Quem faz esta análise é o prefeito Clodoaldo Gazzetta, que afirma ter feito um governo para a solução de problemas, sem visar a reeleição.

"Fiz um governo de ajustes da casa, um governo consolidado para fazer as coisas funcionarem, para dar solução para os grandes problemas estruturais da cidade. Eu tenho a consciência tranquila de que fiz o meu papel, fiz aquilo que a cidade necessitava", pontua, salientando ter o reconhecimento de servidores públicos, em especial daqueles que trabalham diretamente com ele nestes últimos quatro anos.

Ainda de acordo com ele, os resultados de sua gestão poderão ser observados no médio e longo prazos.

Além de ter optado por não fazer um governo populista, ele cita o desgaste a que a classe política de Bauru foi submetida diante de problemas como o precatório da floresta urbana e a crise da Cohab.

"Além disso, tivemos uma parte da imprensa fazendo críticas destrutivas em cima de toda a classe política do município. Então, a população buscou uma outra opção", frisa. Ainda de acordo com o prefeito, ele e Suéllen se reunirão nesta terça-feira (1) para dar início à transição de governo.

A intenção é transmitir à equipe da prefeita eleita todas as informações sobre ações que estão em andamento e as que foram planejadas para os próximos anos, como a parceria público-privada (PPP) da iluminação, a PPP do lixo, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a perfuração de novos poços.

Suéllen será a primeira prefeita mulher

Malavolta Jr.

Suéllen Rosim e o vice Orlando Costa Dias

A jornalista Suéllen Rosim (Patriota), 32 anos, será a primeira prefeita mulher após 124 anos de emancipação político-administrativa de Bauru. O vice é o médico Orlando Costa Dias. Ela foi eleita com 89.725 votos no segundo turno, realizado no domingo (29), o que representa 55,98% dos votos válidos. Suéllen enfrentou o candidato Raul Gonçalves Paula (DEM), que obteve 70.558 votos no segundo turno, 44,02% dos votos válidos.

A candidata liderou a votação no primeiro turno e conseguiu manter o desempenho no segundo turno. Ela passou de 57.844 votos na primeira rodada para os 89.725, um aumento de 55,12%. Já o médico oftalmologista também cresceu, mas em patamar menor, saindo de 53.299 votos no primeiro turno para 70.558 votos no segundo turno, um aumento de 32,38%. O resultado foi conhecido rapidamente.

A votação terminou às 17h e às 18h22 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tinha mais de 99% de urnas apuradas em Bauru, confirmando a vitória de Suéllen. Pouco depois, houve a totalização completa.

A NOVA PREFEITA

Natural de Dourados/MS, Suéllen Silva Rosim viveu durante vários anos em Birigui, onde seu pai, Dozimar, é vereador. Cantora gospel, Suéllen se formou em Jornalismo em Araçatuba, e veio para Bauru como repórter e apresentadora da TV Tem (afiliada da Rede Globo), ficando conhecida do público.

Ela entrou na vida política há dois anos, quando se filiou ao Patriota e concorreu a deputada estadual, obtendo 36.049 votos, sendo 15.572 em Bauru. Suéllen ficou como primeira suplente de seu partido. No ano passado, ela transferiu seu domicílio eleitoral para Bauru, assumindo a função de presidente municipal de sua legenda.

Neste ano, decidiu se candidatar a prefeita, e mesmo com apenas 14 segundos no horário eleitoral de TV e rádio, conseguiu chegar ao final do primeiro turno como a candidata mais votada. Devido ao tempo reduzido na TV, Suéllen Rosim optou por uma campanha forte de rua e aproveitou o espaço que teve em entrevistas na mídia, além da campanha na internet.

Outra característica marcante foi o discurso de mudança.

ABSTENÇÃO BATE RECORDE

Assim como ocorreu em todo o País, a abstenção foi alta em Bauru, a maior para um segundo turno. Desde 2004, quando passou a contar com a possibilidade de dois turnos, Bauru registra uma crescente de ausência de eleitores. O índice costuma ser mais alto do que no primeiro turno, quando há a escolha também para vereador e mais opções na eleição para prefeito. Na primeira vez que contou com segundo turno (2004), Bauru teve uma abstenção de 17,44%. O número subiu para 18,43% em 2008 e chegou a 24,87% em 2016. Em 2012, a eleição foi decidida já 1.º turno. Em 2020, a abstenção foi elevada já no primeiro turno (30,46%). No segundo, a abstenção foi de 32%. Outros 7.457 eleitores votaram em branco e 16.373 anularam. Somados aos 86.636 ausentes, 110.466 eleitores não escolheram nenhum candidato, 40,8% do eleitorado. No 1.º turno, a soma de brancos, nulos e abstenções foi de 41,45% do eleitorado do município.

Ler matéria completa