Bauru e grande região

Política

Empossada, Suéllen elenca prioridades

A nova prefeita quer atuar de imediato na manutenção de áreas públicas, no combate ao novo coronavírus e à dengue

por Thiago Navarro

02/01/2021 - 05h00

Malavolta Jr.

A prefeita Suéllen Rosim assinou o termo de posse, junto com o vice Orlando Costa Dias, na Câmara Municipal

A prefeita Suéllen Rosim (Patriota) e o vice-prefeito Orlando Costa Dias (Patriota), assim como os 17 vereadores eleitos no pleito municipal do ano passado, foram empossados, na noite desta sexta-feira (1), na Câmara Municipal. Todos terão mandato pelos próximos quatro anos em Bauru, até o final de 2024. Na oportunidade, a nova chefe do Executivo elencou suas prioridades: manutenção de áreas públicas, além do combate ao novo coronavírus e à dengue.

A sessão solene foi comandada pelo vereador Coronel Meira (PSL), que foi o mais votado na eleição, e teve como secretários os vereadores Chiara Ranieri (DEM) e Edson Miguel (Republicanos), segundo e terceiro mais votados, respectivamente.

PREFEITA

A prefeita Suéllen Rosim e o vice Orlando Costa Dias prestaram juramento às leis nacionais, estaduais e municipais e em defender a autonomia do município. Na sequência, assinaram o termo de posse. Antes, a nova prefeita falou com a imprensa. Ela destacou que começará o mandato priorizando a zeladoria do município, para melhorar o cuidado com áreas públicas. A atenção com a pandemia e ações para evitar uma epidemia de dengue são outras prioridades.

Ela também destacou que pretende manter boa relação com a Câmara e que no começo do mandato vai até o governo do Estado para tratar da situação do Hospital das Clínicas (HC). "Vamos fazer uma reunião com o governador para começar a discutir os principais assuntos de Bauru e colocaremos a situação do HC como prioridade. A região toda é atendida aqui, então temos que ampliar a oferta de leitos", afirmou.

Na entrevista, Suéllen disse ainda que vai atuar para melhorar as condições nas áreas de vulnerabilidade social e procurar dar condições para a geração de empregos. Já em seu discurso na tribuna da Câmara, após ser empossada, Suéllen agradeceu a Deus, a sua família e aos quase 90 mil votos que recebeu nas eleições. "Vou governar para todos e manter sempre a prefeitura aberta ao diálogo com a Câmara e com a população. Bauru me recebeu de braços abertos e quero retribuir isso. Vai ser olho no olho com a população, andando pelos quatro cantos da cidade, e com muito diálogo", reiterou. Ela ainda enalteceu a parceria com o vice Orlando Costa Dias, que será também o secretário de Saúde. Após tomar posse na Câmara, Suéllen e Orlando foram para a Prefeitura de Bauru, na Praça das Cerejeiras.

Discurso da Câmara

O vereador Eduardo Borgo (PSL) discursou em nome da Câmara. Ele falou sobre a importância da nova prefeita priorizar a saúde, pois a falta de leitos é uma das principais reclamações dos moradores. Borgo também destacou outros desafios como o futuro da Cohab, as concessões do lixo e da iluminação pública, a volta das aulas após a pandemia e a melhoria dos distritos industriais. Por fim, lamentou as ameaças racistas que a nova prefeita sofreu logo após ter sido eleita. "Tenho dois filhos adotados, os dois negros. Eles são a razão da minha vida e da minha esposa. Temos que repudiar qualquer ato de discriminação", enfatizou, citando também Martin Luther King, que foi um dos principais líderes do movimento de combate ao racismo nos Estados Unidos e no mundo. O parlamentar lembrou ainda o papel de fiscalização da Câmara.

Ler matéria completa