Bauru e grande região

Política

Reuniões na Câmara discutem volta às aulas, falta de água e desenvolvimento

Convocados pela vereadora Chiara Ranieri, os encontros temáticos começam hoje e ocorrerão sempre às quartas, às 9h

06/01/2021 - 05h00

Aceituno Jr./JC Imagens

A vereadora Chiara Ranieri aponta que esses temas devem ser discutidos logo no começo do novo governo

A Câmara Municipal terá quatro reuniões temáticas durante este mês de janeiro, todas chamadas pela vereadora Chiara Ranieri (DEM). Os encontros serão sempre às quartas-feiras, a partir das 9h. O primeiro deles discute a volta às aulas e ocorre hoje (6).

"Precisamos discutir a forma que ocorrerá este retorno dos alunos, se será algo simultâneo nas redes pública e privada, até para que os pais também possam se preparar. No caso da rede pública, temos a preocupação de como está a preparação da prefeitura para a volta na rede municipal", diz Chiara.

Estão convocados para esta primeira reunião os secretários municipais Orlando Costa Dias (Saúde) e Maria Kobayashi (Educação). Também foram convidados a prefeita Suéllen Rosim (Patriota), o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), a Diretoria Regional de Ensino (DRE) do Estado, o sindicato das escolas privadas, os sindicatos de professores e funcionários, entre outras entidades que atuam na área.

ABASTECIMENTO

Uma segunda reunião pública ocorrerá no dia 13 para discutir a falta de água em Bauru. No ano passado, entre setembro e dezembro, as regiões abastecidas pelo Rio Batalha sofreram com um longo racionamento. A preocupação é que o mesmo não se repita neste e nos próximos anos.

Para este encontro, já estão convocados os secretários municipais Marcos Saraiva (Obras), Dorival Coral (Meio Ambiente), Jorge Abranches (Agricultura), e a presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Flávia Souza. Foram convidados membros do MP-SP, do DAEE, da Assenag, da OAB, do Comdema, entre outros.

CENTRO E DISTRITOS

As duas últimas reuniões tratarão de desenvolvimento econômico. No dia 20, o encontro será sobre a proposta de revitalização do Centro e deverão participar os secretários municipais Charles D'Angellus (Desenvolvimento Econômico), Nilson Ghirardello (Planejamento), Marcos Saraiva (Obras), Dorival Coral (Meio Ambiente), Ana Sales (Bem Estar Social), Flávio Oliveira (Esportes), Tatiana Sa (Cultura), Maria Kobayashi (Educação) e Everton Basílio (Finanças).

Por fim, no dia 27 de janeiro, a reunião deve tratar dos distritos industriais. Neste, além da maioria dos secretários chamados para o encontro sobre o Centro, também deverão participar os presidentes do DAE, Flávia Souza, e da Emdurb, Luiz Carlos Valle. Ciesp, Acib e Polícia Militar (PM) foram convidados.

Para Chiara Ranieri, os assuntos devem ser discutidos já no começo do novo governo municipal. "São temas de muita importância, pensando no desenvolvimento. A falta de água é um problema grave, que afetou a população, e não dá para ter o mesmo acontecendo todo ano, além de prejudicar a atração de empresas. Já a revitalização do Centro e dos distritos é muito cobrada por quem deseja investir, e são necessidades antigas. Temos que saber o que a equipe da nova prefeita tem de projetos".

Todas as reuniões públicas contam com transmissão ao vivo pela TV Câmara (Canal 10 da Claro/NET e Canal 31.3 no Sinal Aberto Digital) e pela Internet, no YouTube (https://www.youtube.com/user/TVCamaraBauru) e no Portal Legislativo (https://www.bauru.sp.leg.br/). Por conta da pandemia, a participação presencial está vedada no momento.

Ler matéria completa