Bauru e grande região

Política

Coronel Alexandre Canova retorna ao comando da Cohab após 25 anos

Jornalista Zarcillo Rodrigues Barbosa vai assumir presidência do Conselho de Administração, que era comandado por Canova

08/01/2021 - 05h00

Divulgação

Suéllen Rosim e Alexandre Canova Cardoso, observados por Arildo Lima Jr.

O Conselho de Administração da Companhia de Habitação Popular de Bauru (Cohab) referendou o nome de Alexandre Canova Cardoso para o cargo de diretor-presidente, após indicação feita pela prefeita Suéllen Rosim. A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), na sede da companhia. Canova é policial militar reformado e já foi presidente da Cohab em meados de 1996. Suéllen Rosim prestigiou a reunião do Conselho e destacou que a escolha tem o objetivo de dar transparência e seguir com a redução da estrutura da companhia.

Desde outubro, Canova era o presidente do Conselho de Administração. Ele renunciou para assumir a presidência da companhia, e o conselheiro Zarcillo Rodrigues Barbosa assumiu a função. A eleição de Canova foi por unanimidade. "O nosso primeiro objetivo é resgatar a credibilidade da Cohab, que foi perdida ao longo do tempo. Vamos promover alguns ajustes, para reduzir as dívidas e o montante devedor, que é elevado. Temos que fazer o melhor para Cohab e para Bauru, sempre", afirma Canova.

A prefeita Suéllen Rosim desejou sucesso ao novo presidente e agradeceu ao antecessor, Arildo Lima Jr., que ficou por pouco mais de um ano no cargo. "Fiz a indicação do Coronel Canova pensando no melhor para a Cohab e para Bauru, procurando dar continuidade às negociações da companhia e sempre com transparência. A Cohab vai colaborar com o Ministério Público (MP) em tudo o que for necessário na sequência das investigações envolvendo as coisas que ocorreram na companhia no passado", frisa a prefeita Suéllen.

Antes de deixar o cargo, o agora ex-presidente Lima Jr. agradeceu ao empenho dos funcionários, após um ano difícil de redução estrutural e pandemia. "Estou saindo de maneira harmoniosa com o presidente que está assumindo, desejo todo o sucesso ao Coronel Canova. Uma situação bem diferente daquela que encontramos há pouco mais de um ano, quando assumi. Procuramos dar transparência aos atos da companhia", disse Lima Jr. A partir desta sexta-feira (8), Canova já responde pelo comando da Cohab.

DIRETORES

A diretoria executiva terá, além do novo presidente, a permanência do diretor financeiro Marcos Roberto da Costa Garcia, servidor de carreira da prefeitura. Garcia é auditor fiscal tributário, foi secretário municipal de Finanças entre 2007 e 2016, e está cedido desde o ano passado para colaborar no processo de reorganização da Cohab.

A gerente jurídica da companhia, Andrea Salcedo, lembrou que a mudança na composição da diretoria ainda será submetida à Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), o que ocorrerá nos próximos dias. A Prefeitura de Bauru é a acionista majoritária da Cohab, com 72,8% das ações, por isso tem a prerrogativa de indicar os membros da diretoria, mas precisa da aprovação do Conselho de Administração, de acordo com o estatuto da companhia.

A reunião para a eleição de Canova contou com a presença dos vereadores Coronel Meira, Eduardo Borgo e Edson Miguel, e com representantes do vereador Pastor Bira.

CONSELHOS

Com a renúncia de Alexandre Canova, que agora será o presidente da Cohab, o Conselho de Administração ficará, temporariamente, com quatro membros. Além de Zarcillo Barbosa, que assume como presidente do Conselho, o colegiado conta ainda com os membros Eusébio Giraldis de Carvalho Júnior, Antônio Adelino Pina Furtado e Newton Rodrigues Felão Júnior. O quinto membro será escolhido em uma reunião marcada para 27 de janeiro, às 14h, para completar a formação.

Também ocorreu uma alteração no Conselho Fiscal, que possui três membros titulares. Everton de Araújo Basílio deixou o cargo, em 29 de dezembro passado, para assumir como secretário municipal de Finanças. Em sua vaga entrou o suplente Ricardo Alonso Senfuegos. A mudança foi referendada nesta quinta-feira (7), com efeito retroativo ao final do mês passado. Os outros dois titulares deste Conselho são Vitor Gomes Reginato e João Carlos Tascin. Tanto o Conselho de Administração como o Fiscal foram reformulados por completo em outubro do ano passado.

Ler matéria completa