Bauru e grande região

Política

Prazo da entrega de prestação de contas de candidatos não eleitos começou nesta quinta

Dados das prestações de contas podem ser consultados no site da Justiça Eleitoral

08/01/2021 - 05h00

Começou nesta quinta-feira (7) o prazo para os candidatos não eleitos e seus partidos políticos entregarem à Justiça Eleitoral os documentos da prestação de contas referente ao pleito de 2020. As informações devem ser geradas pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e gravadas em mídias eletrônicas que serão entregues aos Cartórios competentes. O prazo se encerra no dia 8 de março (Resolução TSE 23.632/2020).

Em razão da pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral adotou procedimentos específicos para encaminhamento da mídia. A entrega deverá ser feita presencialmente mediante agendamento. O comparecimento é limitado a apenas uma pessoa que deverá usar máscara e respeitar o distanciamento, além de higienizar as mãos e a parte externa da mídia (pendrive) ao início do atendimento. A recusa desses procedimentos impedirá o acesso do interessado ao Cartório Eleitoral.

A prestação de contas é obrigatória não apenas para o candidato que efetivamente concorreu a cargo eletivo, mas também para quem renunciou, desistiu, foi substituído ou teve o seu pedido de registro de candidatura indeferido.

Os dados das prestações de contas podem ser consultados no site de divulgação de candidaturas e contas eleitorais.

PENALIDADES

O partido político que deixar de entregar a documentação ou apresentar mídia eletrônica com número de segurança diferente daquele que foi gerado pelo SPCE pode ter as contas julgadas como não prestadas e perder o direito ao recebimento de recursos do Fundo Partidário. Já o candidato fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, documento necessário para comprovar o pleno exercício de seus direitos políticos.

Ler matéria completa