Bauru e grande região

Política

Suéllen fala em reparos de curto prazo no Calçadão e discute a revitalização

Acompanhada de secretários e servidores, prefeita visitou a Batista de Carvalho ontem e conversou com comerciantes locais

por Larissa Bastos

10/01/2021 - 05h00

Malavolta Jr.

Em visita ao Calçadão neste sábado, a prefeita Suéllen Rosim conversou sobre melhorias no local com Charlles D'Angelus, titular da Sedecon, e Marcos Saraiva, titular da Secretaria de Obras

Na manhã deste sábado (9), a prefeita Suéllen Rosim (Patriota) percorreu a extensão da Batista de Carvalho, em Bauru, para avaliar as melhorias que podem ser feitas em curto, médio e longo prazo no local, inclusive a revitalização total do Centro. A chefe do Executivo, que estava acompanhada de secretários de governo e servidores da prefeitura, conversou com lojistas, representantes do comércio bauruense e pessoas que a abordaram no trajeto para sugerir benfeitorias à área.

Para Suéllen, a região central precisa de reparos que vão desde uma atenção especial com as quadras próximas à Estação Ferroviária, onde muitas lojas estão fechadas e o fluxo de pessoas é pequeno, até uma ampla revitalização. "Pedi o levantamento dos projetos já prontos para esse trecho, para que a gente consiga aproveitá-los e, assim, dar uma resposta mais rápida", pontua. "Vamos analisar o que pode ser feito em curto, médio e longo prazo, que seria algo audacioso. Mas, até lá, trabalharemos com o que temos".

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Charlles D'Angelus, acrescenta que, para breve, será necessário melhorar a pavimentação no entorno. "Avaliamos que outras benfeitorias já podem ser feitas com o pouco recurso que temos, como recuperar os arcos do Calçadão e a parte de iluminação, que é antiga e queremos trocar por LED", aponta, ressaltando que a Secretaria de Obras deverá avaliar o custo dessas ações.

Acompanharam Suéllen e D'Angelus os secretários municipais Nilson Ghirardello (Seplan), Marcos Saraiva (Obras), Dorival Coral (Semma) e o chefe de Gabinete, Patric Teixeira.

SUGESTÕES

No trajeto, vários comerciantes abordaram a prefeita para sugerir melhorias. Luiz Gustavo Uehara, 46 anos, dono de uma lanchonete na quadra 1 da Batista, relata que, em 14 anos trabalhando ali, não viu algo concreto ser feito para atrair consumidores ao trecho e que espera ações visando movimentar o local.

Quem tem a mesma expectativa é Rose Cristovam, de 55 anos, proprietária de uma loja de fantasias. Ela propõe que sejam feitos mais eventos como a Caminhada de Lendas Urbanas, realizada, em 2019, no Dia das Bruxas. "A gente dá sugestões, mas espera que ela (Suéllen) encontre uma maneira de trazer vida para essas duas primeiras quadras", avalia.

MORADIAS NO LOCAL

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bauru (Sincomércio), Walace Sampaio, a visita representa o início do diálogo entre a prefeitura e o comércio central. "Precisamos de um projeto que revitalize toda a área do Centro; que passe pelo retorno da habitação. Acredito que, sem moradias, não é possível revitalizar nenhum local. Depois, vamos nos reunir para encontrar uma forma de fazer isso acontecer", diz.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Odair Secco, indica que será feita uma reunião para elencar as solicitações ao Centro que o órgão avalia necessárias. "Primeiro, estamos conversando e entendendo qual o projeto deles para a área central. Mas, ficamos contentes com a visita, que demonstra a intenção do governo de fazer melhorias", avalia.

Ler matéria completa