Bauru

Política

Um ano depois de passeio da prefeita, Calçadão da Batista segue sem reforma

Projeto de melhorias estaria pronto para ser licitado e obras têm previsão de serem realizadas no primeiro semestre deste ano

por Tânia Morbi

05/01/2022 - 05h00

Malavolta Jr./JC Imagens

Comércio central de Bauru, no Calçadão da rua Batista de Carvalho, espera melhorias no local

Ainda percorrendo os primeiros dias de seu mandato, em janeiro do ano passado, a prefeita Suéllen Rosim (Patriota) e um grupo de secretários e servidores da prefeitura caminharam pela extensão da rua Batista de Carvalho, em suas quadras comerciais, para identificar as possíveis melhorias a serem feitas no local, como forma de tornar o Calçadão mais atrativo. Faltando poucos dias para que a visita do dia 9 de janeiro de 2021 complete um ano, a informação oficial, e atual, é a de que a prefeitura desenvolveu um projeto para a revitalização do local, mas que a licitação para contratação das obras será feita apenas nos próximos meses, e as melhorias propriamente ditas devem se iniciar durante o primeiro semestre deste ano.

Na prática, até agora, não foram feitas intervenções que pudessem melhorar a imagem de um dos atrativos turísticos/empresariais da cidade.

Entre os reparos apontados na época como possíveis e que teriam os custos avaliados pela equipe que acompanhou a prefeita estavam a recuperação dos arcos e a troca da iluminação pública por lâmpadas de LED, além da melhoria na qualidade da pavimentação das ruas próximas.

SUGESTÕES

Porém, de lá para cá, nem as melhorias consideradas mais acessíveis foram feitas, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru, Odair Secco, que reconhece a realização da manutenção da região, mas sem uma interferência mais expressiva que pudesse atender o anseio dos comerciantes do local, embora a entidade tenha feito sugestões para a prefeitura no sentido de contribuir com o projeto.

"Precisa dar uma modernizada no Calçadão. Nem me lembro de quantos anos têm, mas de quando acabou a associação, bem pouca coisa foi feita aqui. O que precisava era uma troca da cobertura, pintura dos arcos, troca das floreiras, enfim. Isso daria uma imagem diferente para a região", afirmou o presidente da CDL.

MAIS ATRATIVO

Para o presidente da entidade que representa os lojistas, investimentos no Calçadão que resultem em aumento de consumo, inclusive de pessoas de fora de Bauru, são importantes porque representam uma cadeia positiva. "O Calçadão é um ponto turístico, um cartão-postal. A pessoa vem passear na cidade, ela quer conhecer o Calçadão, mas aí vem e vê as telhas feias, manchadas, faltando pintura, vai culpar a própria prefeitura. É um ponto negativo. Com os investimentos, quem ganha é a cidade, não só os comerciantes. Ganha a cidade toda, porque se tem consumo de quem vem de fora é dinheiro que está entrando aqui, gerando empregos e impostos", avaliou. Com os reflexos da pandemia ainda sendo sentido pelos empresários, Odair Secco reforça a importância de que o Calçadão se torne atrativo para o consumidor o mais rápido possível.

REVITALIZAÇÃO

Embora melhorias mais simples não tenham sido realizadas neste primeiro ano do governo da prefeita Suéllen Rosim no Calçadão da Batista, a revitalização do Centro da cidade, incluindo obras de infraestrutura para conter inundações e permitir a utilização do prédio da Estação Ferroviária, foram assuntos debatidos nestes últimos 12 meses, levando a uma destinação, ao menos, para o prédio histórico, que deve ser concedido para iniciativa privada, segundo informações da própria prefeita ao JC.

Ler matéria completa

×