Bauru

Política

Sagra e Incra atendem a 4 mil agricultores de Bauru e região

Criação da UMC foi motivada tendo em vista a necessidade de estabelecer um acordo

06/01/2022 - 05h00

Divulgação

Fernando Pereira de Lima, diretor de divisão técnica da UMC/Incra, realizando atendimento a um produtor rural, em Bauru

Desde 2009, a Prefeitura de Bauru possui parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para uma Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), que no ano de 2021 atendeu a cerca de quatro mil agricultores de Bauru e região, via e-mail, telefone e de forma presencial.

A criação da UMC foi motivada tendo em vista a necessidade de estabelecer um acordo para atender os agricultores e proprietários de áreas rurais de grande parte do Estado de São Paulo. A unidade de Bauru não possui relação com o atendimento de Assentados do Projeto de Reforma Agrária. "Eles contam com dois técnicos, funcionários do próprio Incra, que atuam nos atendimentos voltados para os assentados da região e que, com a parceria entre a Prefeitura, irá ceder um prédio para os técnicos, para o atendimento presencial", destaca Fernando Pereira de Lima, diretor de divisão técnica da UMC/Incra.

"Hoje, nossa Unidade de Cadastramento atua na manutenção do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), no processamento dos formulários de coleta para atualização de Cadastro no SNCR e emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), e em informações sobre áreas rurais cadastradas no SNCR. Desde julho de 2021, a forma de acesso ao sistema e solicitação passou a ser feita online, com os documentos digitalizados", expõe Fernando.

O agricultor interessado em algum serviço disponibilizado pelo Incra deve se cadastrar pelo login único GovBR no site https://sncr.serpro.gov.br/dcr para solicitação, e os documentos exigidos para cadastro são: matricula(s) atualizada(s) dentro do prazo de 30 dias a partir da data de expedição; RG e CPF do(s) titular(es); se for casado, RG e CPF do cônjuge e certidão de casamento.

O atendimento presencial ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, na própria Sagra, localizada na avenida Nuno de Assis, 14-60. Também é possível entrar em contato pelo telefone: (14) 3235-1400 ou pelo email: [email protected]

Ler matéria completa

×