Bauru

Política

Garcia visita Hospital das Clínicas após a semana inicial da nova configuração

Governador também falará da realização de 550 consultas pré-operatórias, a fim de elencar pacientes para mutirão de cirurgias

por Guilherme Tavares

06/08/2022 - 05h00

Divulgação

Neste sábado (6), governador Rodrigo Garcia (PSDB) estará no HC e, em outro local, se reunirá com seus apoiadores

Neste sábado, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) visitará o Hospital das Clínicas (HC) de Bauru para acompanhar o balanço da primeira semana de atendimentos da unidade como hospital geral. Na ocasião, ele também anunciará a realização de 550 consultas pré-operatórias na região. Os exames serão feitos no Hospital das Clínicas de Botucatu (HCB), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Hospital de Base (HB) e Hospital Estadual (HE). Depois, o candidato a seguir no governo participará de um encontro com vereadores e lideranças nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

O mutirão de cirurgias é realizado desde junho. Até outubro, a expectativa é zerar a fila de 540 mil pessoas que aguardam um procedimento eletivo. O represamento deu-se por conta da priorização de leitos para atendimento de casos de Covid-19.

Hoje devem ser realizadas em todo o Estado 7,5 mil consultas. A ação ocorre em 22 hospitais e 41 AMEs e envolve mais de mil profissionais de saúde. "Nós temos como objetivo todos os sábados poder fazer pré-consultas para que as pessoas possam ser avaliadas", disse Rodrigo Garcia, nesta sexta-feira (5), durante compromisso oficial na Capital paulista.

NOVA GESTÃO

Desde segunda-feira (1), o HC passou a funcionar como hospital geral de média e alta complexidade. A gestão foi assumida pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Além de atender casos de coronavírus, a unidade também realiza internações relacionadas a outros tipos de doenças para pacientes de Bauru e mais 67 municípios.

O HC entrou em operação com 30 leitos, sendo 20 de enfermaria e 10 de UTI. Trabalham no local 100 funcionários da Faepa. Contudo, segundo o secretário-executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro, a meta é chegar a 300 funcionários até dezembro. Há expectativa também de chegar a 70 leitos até o final do ano, sendo 16 de UTI, ainda de acordo com Ribeiro.

CORRIDA ELEITORAL

Candidato a governador, Garcia anunciou nesta quinta-feira o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) como vice na chapa. O parlamentar já foi prefeito de Olímpia (215 quilômetros de Bauru) e está no primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Hoje pela manhã, o governador realiza na FIB o primeiro de oito encontros com vereadores de todo Estado. São esperadas mais de 400 pessoas da região, filiados nos dez partidos que o apoiam na campanha.

Ler matéria completa

×