Bauru e grande região

Regional

Torrinha ganha Ponto de Cultura com projeto que preserva tradições

por Rita de Cássia Cornélio

25/03/2010 - 07h00

O projeto “Cultura Caipira: Da viola ao Catira”, desenvolvido pela organização não-governamental (ONG) Sociedade Amigos de Torrinha (90 quilômetros de Bauru), foi anunciado como uma das 300 entidades a serem beneficiadas pelo edital “Pontos de Cultura” no Estado de São Paulo.

A conquista vai possibilitar que a ONG desenvolva, em três anos, projetos de confecção de viola (Luthieria), orquestra de viola, oficina de dança de Catira, estúdio de áudio e vídeo e site, além do festival da cultura caipira.

A verba de R$ 180 mil será paga em três parcelas, segundo a presidente da ONG, Kátia Buzato. “Estamos adquirindo o material, que é muito específico, para começar o curso de confecção de viola. São dez vagas, com aulas sempre aos sábados, divididas em duas turmas, manhã e tarde, no barracão da estação ferroviária.”

O projeto foi desenvolvido com o propósito de estimular e manter a tradição popular do município e região. “O Ponto de Cultura será desenvolvido na estação ferroviária, uma parceria com a prefeitura. O local será um espaço público para que artistas e população possam usufruir e trabalhar a arte e a cultura”, detalha Kátia Buzato.

O torrinhense João Alves de Mira, considerado um dos melhores luthiers de viola e violão do Brasil, e seu filho Paulo de Mira, serão responsáveis pela criação da Luthieria em Torrinha. Eles vão ensinar a original técnica de fazer viola para dez aprendizes.

O estúdio de áudio e vídeo (multimídia) capacitará jovens para a criação e documentação de conteúdo audiovisual. O material será disponibilizado no site do Ponto de Cultura, que pretende ser um canal de interação com o Brasil e o mundo.

Buzato e o responsável pelo projeto, Fernando Dela Coleta, consideram que a cidade transformou-se em um celeiro da tradição da Catira e da viola. Segundo o mestre João Alves de Mira, a Catira paulista nasceu na região de Torrinha, por isso a importância em preservar a tradição e proporcionar essa cultura às futuras gerações.

• Serviço

As inscrições para a confecção de viola já estão abertas. Interessados devem entrar em contato com Érica pelo telefone (14) 3656-3961. A Orquestra de Viola e a Dança de Catira também estarão abertas ao público de Torrinha e região a partir de 2011.

____________________

Programa Mais Cultura

O “Ponto de Cultura” é um projeto do Ministério da Cultura - incluído no Programa Mais Cultura - feito em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que funciona como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado.

Os Pontos de Cultura são elos entre a sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.

Ler matéria completa