Bauru e grande região

Regional

Virada Cultural terá grupos da cidade

Dois conjuntos musicais de Botucatu estão entre as atrações do evento que começa sábado e se estende até domingo

por Da Redação

15/05/2012 - 00h40

Neste ano, a Virada Cultural Paulista em Botucatu (100 quilômetros de Bauru) contará com duas atrações da própria cidade: o grupo Inter-Pretando Samba-Rock & Sambalanço e a Corporação Musical “Dr. Pinheiro Machado”.

 

A Virada Cultural será nos dias 19 e 20 de maio promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Sesc-SP e Prefeitura de Botucatu. Na região, três cidades terão atividades culturais do Circuito Cultural Paulista (veja abaixo).

 

A apresentação do grupo Inter-Pretando Samba-Rock & Sambalanço se dará no sábado (19), às 21h, no palco externo, o qual será montado no largo da Catedral, em frente à Praça Pedro Torres.

 

O conjunto se formou no final de 2008 e reúne músicos de Botucatu influenciados por diferentes estilos musicais como samba, samba-rock, jazz e MPB. Assim, através dessa variedade de influências, os integrantes resolveram tomar como estilo principal aquele que mais representava essa união de conhecimentos e características: o samba-rock.

 

Já a Corporação Musical “Dr. Pinheiro Machado” se apresentará no palco do Teatro Municipal “Camilo Fernandes Dinucci”, às 16h30 do domingo (20). A banda foi fundada em 9 de abril de 1984 pela Lei Municipal nº 12 e hoje, aos seus 64 anos de atividades, conta com 35 membros que levam brilho e alegria a eventos cívicos e religiosos de caráter festivo.

 

Para o secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, o espaço destinado aos grupos de Botucatu corresponde a uma valorização dos artistas locais, que terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos a milhares de pessoas. “É importante quando o conceito da Virada sugere a participação desses artistas na programação, pois mostra que todas as cidades possuem talentos de qualidade e com grande potencial. Aqui, teremos a apresentação da Banda Municipal, que é umas das corporações mais antigas do Município, além do grupo Inter-Pretando, que fará seu show em horário nobre do evento, revelando o destaque merecido a esses conjuntos”, comenta.

 

 

 

Grooveria Eletroacústico

 

No sábado, a Virada Cultural também recebe a banda Grooveria Eletroacústica, às 19h30, no palco externo do evento em frente à Prefeitura (Praça Pedro Torres, Centro), e promete ser um verdadeiro espetáculo da música brasileira. O grupo, conhecido por misturar estilos como samba, soul e jazz, conta com oito músicos de alto escalão e diferentes backgrounds, entre eles Tuto Ferraz e DJ Tubarão, que têm o “Groove” como o ritmo que lhes guia pelo campo dos sons. Ela traz uma releitura de alguns clássicos, além de composições próprias. 

 

 

 

Três cidades têm atrações gratuitas

 

O Circuito Cultural Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura, tem espetáculos gratuitos em Agudos, Lençóis Paulista e Lins nos próximos dias. Os eventos são em parceria com as prefeituras municipais.

 

No sábado, em Jaú, tem a “Cia. Hiato – Cachorro Morto” às 20h, com entrada franca no teatro municipal Elza Munerato na rua ten. Navarro, s/nº. No dia 18 de maio, é a vez de Agudos receber a Banda “Bandolim Elétrico” que faz a homenagem aos 100 anos de Adoniram Barbosa às 20h30 no Seminário Seráfico Santo Antonio, acesso pela vicinal Frei Gregório Jonscher. Em Lençóis Paulista, no dia 27 de maio, tem “Palhaça Rubra em show de variedades da mesma coisa” no Espaço Cultural Cidade do Livro, a partir das 17h.

 

Em Lins, no dia 31 de maio, às 20h, tem o espetáculo “Razões Inversas – A Biha Quebrada na Casa da Cultura na av. José da Conceição, 111. A programação completa de maio e junho está disponível no site www.cultura.sp.gov.br.