Bauru e grande região

Regional

Fundador da Marilan morre em Marília

25/08/2013 - 19h30

Câmara Marília

Maximilano recebe título de cidadão mariliense

Morreu na madrugada deste domingo (25), aos 91 anos, o empresário Maximiliano Garla, patriarca da família e fundador da indústria Marilan, uma das maiores fabricantes de biscoitos do país. O empresário estava internado na Santa Casa de Marília. O sepultamento ocorreu às 17h00, no cemitério da Saudade.

Em 1957, ao lado da esposa, dona Iracema, Maximiliano Garla criou a indústria Marilan, que teve o nome escolhido pela própria comunidade através de concurso divulgado no rádio. A empresa completou em março 56 anos de fundação.

Tudo começou num 'modesto' prédio na cidade de Marília e com uma pequena produção. Mas logo a empresa se posicionaria entre os maiores fabricantes de biscoitos do país (é a quarta em produção). Em 1995, Maximiliano recebeu o prêmio de Empresário do Ano. Em 1997, recebeu o título de "Cidadão Mariliense", concedido pela Câmara Municipal, conforme projeto de autoria do então vereador Euflásio Girotto.

Nos anos 70, a família Garla investiu em uma nova instalação industrial, maior e mais moderna. Dos 2 a 3 mil quilos/dia até as atuais 300 toneladas por dia. Hoje, é dirigida por um dos filhos, José Rubis.