Bauru e grande região

Regional

Apreendido avião com contrabando em fazenda entre Lençóis e Borebi

Aeronave de pequeno porte pousava em pista de terra e caiu em canavial quando avistou viatura e tentou levantar voo; um homem foi preso

por Bruno Freitas e Lilian Grasiela

09/11/2015 - 18h30

Um avião de pequeno porte foi interceptado nessa segunda-feira (9) à tarde pela Polícia Militar (PM), entre Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) e Borebi, quando tentava pousar em uma pista de terra carregado com 64 caixas de medicamentos contrabandeados. Um homem que estava aguardando a carga no solo foi detido. Até o final da noite dessa segunda, a ocorrência aguardava para ser apresentada na Delegacia da Polícia Federal (PF) de Bauru.

Segundo o capitão Juliano Xavier, comandante da 5ª Companhia da PM de Lençóis Paulista, viatura do patrulhamento rural foi alertada por morador de um sítio nas proximidades sobre carro em atitude suspeita que teria passado pelo local em alta velocidade.

O comandante conta que a equipe seguiu o trajeto indicado pela testemunha até a cabeceira de uma pista de terra usada por aviões agrícolas e, quando chegou ao local, deparou-se com uma aeronave em manobra de pouso e pelo menos três veículos aguardando no solo.

“O avião, que tinha acabado de pousar, viu a viatura e manobrou para levantar voo de novo. Ele não conseguiu altitude e caiu no canavial. O material de contrabando ainda estava todo dentro do avião. Eles tentaram jogar algumas coisas no caminho, acho que para diminuir o peso, mas não tiveram sucesso”, revela.

O piloto, de acordo com o capitão, pulou a janela e conseguiu fugir pelo canavial. Os três carros também fugiram em alta velocidade, mas viatura acionada para apoiar a ocorrência conseguiu abordar um deles, um Gol, quando ele tentava acessar uma rodovia, a cerca de dois quilômetros da pista de pouso.

O motorista, que não teve a identidade revelada, mas seria morador de Lençóis Paulista, foi detido em flagrante. Apesar das buscas pela região, inclusive com o apoio do Helicóptero Águia, os demais envolvidos não foram localizados.

Carga

No interior da aeronave, segundo o comandante, foram localizadas 64 caixas contendo milhares de cartelas e frascos de anabolizantes, hormônios, suplementos alimentares e estimulantes sexuais de uso proibido ou restrito no país. Contagem final do material, contudo, só deverá ocorrer hoje de manhã. O capitão não soube estimar o valor da carga apreendida. De acordo com ele, a aeronave seria levada a uma propriedade rural próxima para aguardar as providências da Polícia Federal.

1.ª e 2ª Fotos: Polícia Militar/Divulgação
Aeronave recheada com produtos contrabandeados tentou levantar voo ao avistar viatura da PM, 

mas caiu em canavial

Billy Mao/Divulgação
Avião fez pouso, saiu da pista de terra batida e adentrou o canavial em fazenda que liga Lençóis e Borebi