Bauru e grande região

Regional

Passei ciclístico e conscientização para exames são realizados em Itapuí

22/11/2015 - 09h30

Divulgação
Durante todo o trajeto, mensagens sobre a importância do "Outubro Rosa" e do "Novembro Azul" foram destacadas

O 1°passeio ciclístico de Itapuí, em prol da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata, realizado neste sábado (21), reuniu mais de 200 pessoas e percorreu diversas ruas destacando o tema, além de incentivar a prática esportiva.

Realizado pela Prefeitura, por meio das Diretorias de Saúde, de Educação e do Fundo Social de Solidariedade (FUSS), o circuito também contou com caminhada e distribuição de água e frutas para os participantes.

Durante todo o trajeto, mensagens sobre a importância do "Outubro Rosa" e do "Novembro Azul" foram destacadas para incentivar a procura pelos exames de diagnóstico das doenças.

O prefeito de Itapuí, José Eduardo Amantini (PSDB) participou da caminhada. Para ele, a conscientização é a melhor saída contra a doença. "Nossa gestão tem realizado diversas atividades que visam conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para combater todos os tipos de câncer. É uma luta permanente e que precisa contar com o apoio de todos", ressalta o prefeito.

O morador José Henrique de Oliveira, de 35 anos, fez questão de participar do Passeio junto com sua filha. "Só o ato de promover o exercício físico já é um grande gesto em favor da nossa Saúde e, além disso, levantar o tema do câncer, é melhor ainda. Esse tipo de ação de mobilização da população em favor da prevenção e da importância dos exames engrandece a nossa cidade", comentou o morador.

Outra moradora que participou do Passeio foi Andrea Cristina Paulin, de 40 anos. Para ela esse tipo de atividade traz a visibilidade que o assunto precisa. " As pessoas ainda não estão dando ao assunto toda a importância necessária que o tratamento precoce do câncer merece, mas ações como essas são um bom passo para a conscientização, principalmente do homens, que são os que mais tem preconceito", destacou.

 

Campanhas de Conscientização

Esta não é a primeira ação que a prefeitura de Itapuí realiza em prol da conscientização em relação a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata.

Desde o início de outubro, cartazes estão espalhados pelos Postos de Saúde da Família (PSF), agendamento para exames e palestras.

Além disso, a Praça Central de Itapuí foi toda iluminada, primeiramente de rosa, e agora de azul, para lembrar das campanhas realizadas pela Diretoria de Saúde.

Durante esse mês também estão sendo realizados os exames de sangue para os homens com mais de 45 anos e, no próximo sábado, dia 28, a partir das 9h, a Praça Central de Itapuí recebe o programa Farmacêutico na Praça, em parceria com a Universidade Paulista (UNIP).

Lá serão feitos diversos tipos de exame de sangue e aferição de pressão.