Bauru e grande região

Regional

Agudos terá ambulatório de animais

Unidade da Secretaria da Saúde, que será inaugurada no domingo, irá atender cães e gatos de famílias com renda de até três salários mínimos

12/05/2016 - 07h00

Prefeitura de Agudos/Divulgação
AMA irá oferecer atendimentos simples a cães e gatos de famílias com renda de até 3 salários mínimos

A Prefeitura de Agudos (13 quilômetros de Bauru), através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura no próximo domingo (15) o Ambulatório Municipal de Animais (AMA), que irá oferecer consultas para cães e gatos e orientações aos donos sobre cuidados, higiene e prevenção de doenças. Segundo a prefeitura, famílias com renda de até três salários mínimos poderão levar seu animal de estimação para receber atendimento na unidade.

Por meio do AMA, o município busca combater a superpopulação de animais abandonados nas ruas e oferecer estrutura para as famílias que não podem pagar um veterinário particular para cuidar de seu animalzinho. Segundo a veterinária Priscila Santana Damante, coordenadora da unidade, o local fará atendimentos simples e oferecerá orientações.

“Nós temos estrutura para atender cães e gatos com consultas e até primeiros socorros. Não é um ambulatório para fazer cirurgias, exames laboratoriais, adoção ou internações, mas um local onde poderemos analisar cada animalzinho e orientar seu dono da melhor maneira possível, inclusive em casos de emergência e zoonoses”, explica.

O espaço contará com duas veterinárias, assistente social e equipe para atender a demanda de animais. O proprietário precisa comprovar renda familiar inferior a três salários mínimos para que o seu cão ou gato seja atendido, por meio da apresentação da carteira de trabalho dos membros da família ou cartões de programas sociais do governo federal.

O prefeito Everton Octaviani (PMDB) ressalta que a iniciativa é uma forma de atender o público com renda inferior, que não consegue tratar seu animal com veterinários particulares. “Em vários casos, alguns proprietários abandonam seus animais nas ruas por não conseguirem o tratamento adequado em uma clínica particular”, diz.

“Esta é uma forma de oferecer atendimento e evitar o abandono desses animais, além de oferecer economia a essas famílias, que não precisarão investir dinheiro para garantir a saúde de seu bichinho de estimação”.

‘Cãomigo’ irá compartilhar dados sobre animais

Durante a inauguração da AMA, a Prefeitura de Agudos irá lançar oficialmente o portal “Cãomigo”, que permite cadastro de informações sobre animais perdidos, abandonados ou para adoção. Por meio da ferramenta online, qualquer pessoa pode postar dados sobre um animal perdido, como raça, cor, tamanho e idade, com fotos, além do nome do dono do animal.

Quem quiser doar um bichinho também pode cadastrar as informações e as fotos, que ficam sempre disponíveis para os outros internautas. Além deste banco de dados, o usuário também terá informações sobre castração, microchipagem e campanhas oferecidas pela prefeitura.

O programa também visa orientar sobre a posse responsável e a importância da adoção de animais, contribuindo para a diminuição da quantidade de animais nas ruas. “Este site irá nos auxiliar e funcionará como uma central pet, aliado às demais ações que já oferecemos”, diz o prefeito. O endereço do site é o https://www.caomigoagudos.com

Serviço

A inauguração da AMA será no domingo (15), às 11h, na própria unidade. O AMA fica na rua Treze de Maio, na Galeria Municipal, ao lado da Praça da Matriz. O atendimento ao público será das 8h às 11h e das 13h30 às 15h.