Bauru e grande região

Regional

Hospital recua e vai manter atendimento em Duartina

por Lilian Grasiela

23/12/2017 - 07h00

Na manhã desta sexta-feira (22), um dia após anunciar a suspensão do atendimento dos casos não emergenciais no Pronto-Socorro (PS) de Duartina (38 quilômetros de Bauru), a Provedoria da Santa Casa (Hospital Santa Luzia) comunicou a prefeitura que irá atender todos os pacientes do município que procurarem a unidade até o próximo dia 26, quando está previsto o repasse da subvenção mensal.

A decisão foi tomada em reunião da diretoria executiva do hospital. Conforme divulgado pelo JC, alegando suposto atraso no repasse da verba paga pelo município para manutenção do PS, na quinta-feira (21), o hospital deixou de atender pacientes de Duartina que não estavam em situação de urgência e emergência.

O atendimento integral foi mantido apenas para moradores de Lucianópolis e Cabrália Paulista já que, de acordo com o provedor Valdir Maximino, as prefeituras dessas cidades estavam com o pagamento em dia. O prefeito Juninho Aderaldo (PPS) negou atraso e explicou que o repasse tem que ser feito dentro do mês.

Segundo ele, o hospital recebeu na quarta-feira (20) R$ 31 mil para depositar o INSS dos funcionários e, no dia 26, receberá mais R$ 124 mil para pagar salários de médicos plantonistas e da equipe do Caps. A Santa Casa informou a prefeitura que, se o pagamento não for feito, o serviço será paralisado novamente.