Bauru e grande região

Regional

Pederneiras foca a saúde do homem durante 'Novembro Azul'

Serão desenvolvidas palestras em todos os postos de saúde da cidade

09/11/2018 - 10h00

Durante todo este mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) está desenvolvendo uma campanha voltada para a saúde do homem para celebrar o Novembro Azul, quando as ações de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças masculinas, entre elas câncer de próstata, são intensificadas.

Segundo a prefeitura, os 14 postos de saúde da cidade estão disponíveis para acompanhar a saúde do homem. Durante este mês, as unidades também irão realizar palestras e ações voltadas ao público masculino. As atividades do Novembro Azul têm o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, Esporte, Lazer e Juventude e Educação.

"Nós definimos que trabalharemos a prevenção da saúde do homem como um todo, focando não apenas no exame de próstata, que identifica o câncer de próstata, mas na saúde em geral, com orientação sobre dieta, sedentarismo, stress e outras situações que, se prevenidas, melhoram muito a saúde do homem", explica o secretário municipal de Saúde, Pedro Luiz Pereira.

O secretário destaca que, apesar de o foco da campanha ser a saúde do homem, as mulheres serão importantes ferramentas nessa ação. "Queremos pedir a ajuda das mulheres que são mães, filhas, irmãs, para que elas levem seus esposos, irmãos, filhos para os postos de saúde para que eles tenham um acompanhamento e cuidem da saúde", ressalta.