Bauru e grande região

Regional

Ação em Pirajuí vai trocar leite por orquídea para ajudar idosos

Iniciativa busca estimular cultura de solidariedade e ocorrerá entre 15 e 17 de fevereiro, na 18.ª Exposição Nacional de Orquídeas

08/02/2019 - 07h00

Samantha Ciuffa
Além da troca por mudas, visitantes poderão comprar as plantas durante a exposição nacional

Pirajuí - Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, moradores de Pirajuí (58 quilômetros de Bauru) e região terão oportunidade de ajudar centenas de idosos atendidos por instituições da cidade. Durante a 18.ª Exposição Nacional de Orquídeas de Pirajuí, cada litro de leite doado poderá ser trocado por uma muda de orquídea. Todo o produto arrecadado será destinado para três entidades assistenciais do município. Também haverá venda de plantas da espécie no local.

A exposição é uma realização do Círculo Pirajuiense de Orquidófilos (Cipo), da empresa Mundo NPK e da Associação Brasileira de Orquidários Comerciais (Abraorc). As trocas deverão ser feitas no posto de coleta do evento, que será realizado no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Em novembro do ano passado, ação semelhante arrecadou mais de uma tonelada de alimentos em Itu.

De acordo com Taciana Figueiredo, integrante da Abraorc, a iniciativa busca semear a gratidão entre os participantes da exposição e promover uma cultura de solidariedade na região. "Esta é uma excelente oportunidade de lazer em família e de ajudar a quem precisa. Além disso, nós teremos quase seis mil orquídeas no local, entre as opções nacionais e as importadas", ressalta.

Renato Piquetti, representante da empresa Mundo NPK, que integra o hall de vendedores da Abraorc, destaca o engajamento do público nas cidades onde houve arrecadação. "Tivemos excelentes resultados também em São José do Rio Preto e Catanduva, lugares em que a generosidade das pessoas fez toda a diferença para amenizar as dificuldades diárias enfrentadas pelas instituições", declara.

ENTIDADES

As doações de leite serão revertidas ao Hospital Lar Irmã Dulce, especializado no acolhimento e atendimento de pessoas portadoras de deficiências graves fora de possibilidade terapêutica (FPT). Também serão Beneficiados os Lares São Vicente de Paulo e Bezerra de Menezes, que acolhem idosos carentes.

O Hospital Lar Irmã Dulce conta com 236 leitos e atende a pacientes de ambos os sexos, geriátricos, sem estrutura familiar, acamados, neurológicos e psiquiátricos, com internação de longa permanência. O Lar Bezerra de Menezes possui 152 leitos, com 137 internações, e o Lar São Vicente de Paulo possui 57 idosos internados.

SERVIÇO

18ª Exposição Nacional de Orquídeas de Pirajuí

Data: de 15 a 17 de fevereiro

Horários: Dia 15, das 9h às 22h, com solenidade oficial de abertura às 20h; dias 16, das 9h às 20h; e dia 17, das 9h às 16h

Local: Salão de festas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na rua Sebastião Rizzo, S/N

Entrada: gratuita