Bauru e grande região

Regional

Prefeitura de Bariri anuncia uma parceria para estimular empregos

Programa 'Pró-Emprego' vai qualificar mão-de-obra e incentivar expansão empresarial na cidade; município faz levantamento da demanda das empresas

06/04/2019 - 07h00

Caio Glauco
Prefeito de Bariri, Neto Leoni, reuniu empresários para anunciar lançamento do programa

Bariri - A Prefeitura de Bariri (56 quilômetros de Bauru) reuniu nesta sexta-feira (5) empresários locais durante um café da manhã no Centro Educacional, Cultural e de Exposições Mário Fava para anunciar a implantação do Programa "Pró-Emprego". Por meio dele, o governo municipal quer firmar parcerias para apoiar e estimular a expansão dos setores industrial, comercial e de prestação de serviços, gerando emprego e renda para a população da cidade.

O primeiro ato do programa é o levantamento da demanda das empresas locais em relação à mão-de-obra. "Esse mapeamento é necessário porque, ao mesmo tempo em que há trabalhadores baririenses desempregados, existem vagas ainda abertas ou preenchidas por moradores de outras cidades porque as empresas não encontram aqui a mão-de-obra qualificada de acordo com suas necessidades", explica o prefeito Neto Leoni. Nessa primeira reunião, os empresários já indicaram boa parte de suas necessidades preenchendo uma ficha elaborada pela prefeitura.

A diretora municipal de Desenvolvimento e Turismo, Cristiane Mogioni, destaca que a intenção do "Pró-Emprego" é ir além de dar auxílio através dos programas sociais, mas levar as pessoas de volta ao mercado de trabalho para que elas tenham condições de sustentar suas famílias. Segundo ela, a partir do levantamento das demandas das empresas, a prefeitura vai fechar parcerias com renomadas instituições de ensino, como Sebrae e Senai, e qualificar homens, mulheres e jovens de acordo com esta demanda, formando mão-de-obra sob medida para facilitar a contratação.

UNIÃO E PARCERIA

O prefeito ressalta que o desemprego é um problema nacional que se tornou mais evidente em Bariri em razão do período turbulento que a cidade enfrentou, o que atrapalhou o seu desenvolvimento. "Agora, estamos somando esforços para recuperar o tempo perdido e isso só se consegue com união e parceria. Agradeço aos empresários da nossa cidade pela confiança", declara.