Bauru e grande região

Regional

'DER na Escola' nesta terça e quarta-feira em Botucatu

21/05/2019 - 15h26

Botucatu - O "DER na Escola", promovido pelo Departamento de Estradas e Rodagem, estará em Botucatu (100 quilômetros de Bauru) com a meta de despertar boas condutas no trânsito nesta terça e quarta-feira nas escolas estaduais José Pedritti Netto e Professora Sophia Gabriel de Oliveira das 13h às 18h, com previsão de atender 131 crianças.

A atividade teve início nesta terça-feira nos dois estabelecimentos. O mês de maio marca ações em várias partes do mundo para incentivar as boas condutas no trânsito visando a segurança viária.

O objetivo é despertar nestas crianças em idade escolar, moradoras de bairros próximos às rodovias estaduais, boas condutas com relação à segurança viária, transformando-as em multiplicadoras sobre educação no trânsito e contribuindo para a conscientização dos motoristas que integram seu núcleo familiar.As ações desenvolvidas durante o projeto são focadas em situações cotidianas experimentadas por estas crianças, moradoras de bairros circundados por rodovias. As atividades são abertas com uma palestra educativa, seguida da apresentação de um vídeo que colabora na elucidação dos temas propostos.

Após esta fase, as crianças passam a interagir participando de um esquete teatral. Em todas as fases da brincadeira, os estudantes recebem informações sobre as normas e medidas de segurança que são vitais no trânsito, tanto para pedestres quando para motoristas.São realizadas também atividades lúdicas focadas no tema do projeto como jogos - de tabuleiro ou quanto digitais - e uma oficina de desenho, na qual os participantes expressam o que aprenderam ao longo das atividades.

Em 2009, foi realizada a primeira edição do programa (conhecida como projeto piloto), atendendo cerca de 7.000 estudantes da rede pública de ensino. Entre 2015 e 2018, o projeto foi reformulado e passou por 124 escolas de todo o Estado de São Paulo, onde foram atendidos 22.749 alunos da rede pública.