Bauru e grande região

Regional

Morre, aos 86 anos, o empresário Alberto Trecenti, um dos fundadores da Lwart

O velório começa às 6h de hoje, no Velório Municipal; enterro será às 17h

por Lilian Grasiela

11/07/2019 - 16h55

Divulgação
Trecenti foi Conselheiro no Hospital Nossa Senhora da Piedade

Lençóis Paulista - Um dos fundadores da Lwart Lubrificantes, Alberto Trecenti, morreu na tarde desta quinta-feira (11), aos 86 anos, em São Paulo. A empresa, situada em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), nasceu das mãos dele e dos irmãos Renato e Wilson, em 1975. O velório de Alberto será nesta sexta-feira (12), a partir das 6h, no Velório Municipal, sala 1. O enterro está programado para às 17h, no Cemitério Municipal de Lençóis Paulista.

Filho de Carlos Trecenti e Maria Guedes e neto de imigrantes italianos, Alberto Trecenti nasceu em Lençóis Paulista em 7 de dezembro de 1932 e é o quinto dos seis filhos do casal.

Ele começou a trabalhar ajudando o pai, dono de uma pequena venda e único açougue da cidade, que criava gado em um pequeno sítio. Ainda jovem, entregava leite, levava o gado e ajudava no matadouro municipal.

Logo foi aprender o ofício da mecânica (soldador, torneiro e serralheiro). Em 1948, Alberto e seu irmão Luiz transferiram-se para Palmital, onde trabalharam por três anos numa oficina mecânica e serralheria. A união dos quatro irmãos e seu retorno a Lençóis Paulista se deu em 1951, após convite para prestação de serviço nas usinas açucareiras da região.

Fundaram, então, a "Trecenti Indústria e Comércio" onde, além de prestar serviço e fabricar peças para usinas de açúcar e álcool, faziam estruturas metálicas, brinquedos para parques de diversão, parafusos, implementos para reflorestamento, laminação de ferro e aço, entre outros produtos. Casou-se em 1956 com Elza Marques de Lima e teve dois filhos: Carlos Alberto e Ivana.

No ano de 1958, perdeu seu pai aos 58 anos. Em 1962, ele e os irmãos fundaram uma loja de ferragens que batizaram de "Ferragens São Carlos" em homenagem ao pai. Em 1965, teve mais um golpe com a morte de seu irmão mais velho, Luiz. Em 1975, os irmãos fundaram a Lwart Lubrificantes, fábrica para recuperar óleo lubrificante usado, onde Alberto ocupava o cargo de diretor industrial.

INICIAIS

O nome Lwart é a união das iniciais do nome de cada um dos fundadores com a primeira letra do sobrenome da família. Em 1986, Alberto e os irmãos fundaram a Lwarcel Celulose. Conforme o JC divulgou, em 2018, esta unidade foi adquirida por um grupo asiático, sediado em Cingapura, que já deu início às obras de ampliação da nova fábrica, denominada Bracell. A expectativa é de que o investimento chegue à casa dos R$ 7 bilhões, fato que provocará grande impacto na rotina de vários municípios do entorno.

Em 1998, a família Trecenti fundou a Lwart Química, empresa de produtos de impermeabilização para construções, que foi vendida em 2014. Hoje, o Grupo Lwart emprega mais de 800 pessoas direta e indiretamente.

Alberto se afastou das operações das empresas e passou a fazer parte dos Conselhos de Administração e Sócios até 2018. Foi Conselheiro no Hospital Nossa Senhora da Piedade, diretor da Rede do Câncer de Lençóis Paulista e também prestou assistência à Rede Capes de recuperação de dependentes químicos. Ele também é patrono da Escola do Sesi, inaugurada em Lençóis Paulista em 2013.