Bauru e grande região

Regional

Aldeia de Avaí recebe Jogos Indígenas

Competição contará com provas tradicionais da cultura indígena, como arco e flecha, cabo de força e corrida com tora

por Lilian Grasiela

30/08/2019 - 06h00

Vandrieli Daiane

Arco e flecha estão entre as modalidades que serão disputadas

Avaí - A Aldeia Ekeruá, na terra indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), se prepara para receber entre os dias 10 e 15 de setembro 405 atletas de nove aldeias do estado para disputar a 4ª edição dos Jogos Indígenas. Neste ano, além das provas já tradicionais, haverá torneio de malha e corrida, com participação aberta a toda a comunidade. O evento também contará com praça de alimentação e feira de artesanato nos seis dias e show musical no sábado (14), às 22h.

A competição é organizada pela comissão Vukapanavo, sob a coordenação de Afonso Lipu. Segundo o gestor cultural David Terena, que integra a comissão, os atletas participarão de provas de arco e flecha, arremesso de lança, zarabatana, cabo de força e corrida com tora, nas categorias masculino e feminino.

Além disso, os homens disputarão futebol de campo e, as mulheres, de areia.

As eliminatórias terão início no dia 10. No dia 14, serão disputadas as provas da semifinal e, no dia 15, da final. Além das quatro aldeias de Avaí - Ekeruá, Kopenoti, Nimuendaju e Tereguá - confirmaram presença no evento delegações das aldeias Vanuire, de Tupã; Icatu, de Braúna; Karugwa e Ywy Pyhau, de Barão de Antonina; e Jaraguá, da Capital.

O gestor cultural explica que os três melhores colocados em cada modalidade receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que valerão, respectivamente, 100, 75 e 50 pontos. "Vai ser feita a soma de pontos para a determinação da aldeia campeã, que receberá o troféu dos Jogos Indígenas", diz. "A gente espera receber de 800 a 1.000 pessoas por dia".

MAIS PROVAS

No sábado (14), a Aldeia Ekeruá será palco do 4º Torneio de Malha, em parceria com a Liga Bauruense de Malha. No domingo (15), às 8h, será realizado o 1º Running Aldeia Araribá, prova com percursos de 3 e 10 Km que conta com apoio das Prefeituras de Avaí e Duartina. As duas competições são gratuitas e abertas a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas no local.

 

Abertura oficial

A abertura oficial da 4ª edição dos Jogos Indígenas da Aldeia Ekeruá de Avaí será realizada no dia 11, quarta-feira, das 19h às 22h, e contará com a presença de autoridades e apresentações culturais. "Essa competição busca o fortalecimento das práticas indígenas, respeitando a cultura dos nossos ancestrais, que deixaram para nós essa tradição para a gente manter viva", ressalta o gestor cultural David Terena.

Ler matéria completa