Bauru e grande região

Regional

Prefeitura de Pederneiras faz obra para evitar assoreamento

Recuperação de erosão também visa a preservação de três nascentes

por JCNET

11/09/2019 - 06h00

Prefeitura de Pederneiras/Divulgação

Obra está sendo executada por empresa licitada pelo município

Pederneiras - A Prefeitura de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) iniciou a execução de uma obra na galeria pluvial do Distrito Industrial Fuad Razuk com objetivo de preservar nascentes da região, impedir o processo erosivo na galeria e evitar o assoreamento da lagoa municipal. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda neste ano.

A obra está sendo realizada por empresa licitada pelo município por meio de convênio no valor de R$ 193 mil relativo ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), órgão do governo do estado de São Paulo.

A galeria pluvial que está recebendo o investimento está localizada na parte baixa do Distrito Industrial, na divisa com o Parque Ecológico Vale do Sol, a Lagoa Municipal e grande área verde de preservação ambiental.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o cronograma dos serviços prevê a recuperação do talude e dos danos causados pelo processo erosivo no local. Também será construída uma escada de dissipação de energia hidráulica para conter a força da água em dias de chuva.

No local, há três nascentes de água que nutrem a Lagoa Municipal. De acordo com a pasta de Obras, as melhorias que estão sendo feitas irão proteger essas nascentes e evitar que a lagoa passe por processos de assoreamento futuramente.

HISTÓRICO

Em dezembro de 2017, o local sofreu danos após uma chuva forte de verão. Desde então, a prefeitura vem solicitando recursos ao estado para a execução de obras visando recuperar a região. "Proteger as nossas nascentes, cuidar do meio ambiente e zelar pela segurança da nossa cidade é a uma grande preocupação que temos", ressalta o prefeito Vicente Minguili (MDB).

Ler matéria completa